Eu Sou Mestre Reiki mas não sei dar aula. E AGORA??!

APOSTILA-MESTRE & 
PLANO DE AULA 
PARA MESTRE REIKIANO DE NÍVEL 1
SISTEMA TRADICIONAL USUI

Aos 18 anos, eu fiz o curso de Professora de Inglês do C.C.A.A. Essa escola de idiomas ficou muito famosa, pelo menos na época em que eu estudava lá, por ter um método excelente que permitia aos alunos não esquecer mais o conteúdo da matéria. Isso mesmo, a fixação do C.C.A.A. era ter certeza que os alunos estariam absorvendo o conteúdo compartilhado e o memorizassem de forma eficiente. Lembro que, na época, a diretora quis saber o motivo de eu não querer dar aula, e lembro até hoje o que eu respondi: I think I just don´t have the makings to be a teacher ("Eu não levo jeito para ser professora.")

Entretanto, eu estava enganada. Eu era muito jovem ainda e, por isso, eu não sabia que, embora eu nunca tenha sido professora do C.C.A.A., o meu destino como Mestra estava marcado: dentro de alguns anos, eu viria a me apaixonar pelo ofício de Mestra, entretanto não de inglês, mas sim de Reiki (e, depois, de outras terapias naturais). Sim, ia nascer uma grande paixão, ou, melhor dizendo, um grande amor, porque paixão é algo que vem, pega fogo, incendeia, às vezes faz estragos, e depois vai embora de modo tão intenso ou trágico quanto chegou, porém o amor, este vem, cria raízes, se solidifica, dá frutos. O amor fica, o amor constrói. 

E é por isso que, ao longo destes 24 anos, eu venho me dedicando, diariamente, aos estudos e aplicação do método Reiki. É por isso também que, desde que me formei em Mestrado de Reiki, na única turma de Mestrado que a Eva França ofereceu, eu venho me dedicando ao ensino do método Reiki.

Essa é a minha história. Eu sei que a metodologia de um curso de inglês pode parecer não ter nada a ver com uma aula de Reiki, mas eu vejo que, hoje em dia, muitos Mestres em Reiki se formam em cursos que não os tornam preparados para o ofício de serem Professores. Eu quero dar algumas dicas preciosas aqui para você que se formou em Mestre Reikiano, mas sente-se perdido, sem saber como dar aula: o que fazer? por onde começar? 

Aqui eu vou apresentar  um passo-a-passo, de acordo com a minha experiência, de como elaborar um Plano de Aula detalhado para um Seminário de Reiki nível 1 e orientações de como você pode preparar a sua Apostila-Mestre.

O que é um Plano de Aula? Um Plano de Aula é, como o próprio nome já sugere, um plano previamente estudado e pensado de como você, Mestre, irá organizar a sua aula. No Plan de Aula você também esclarece quais são os seus objetivos em cada aula e o que o aluno será capaz de realizar após absorver aquele conteúdo. Para cumprir esta função, leia, pratique e aplique cada passo a seguir:

1. COMO PREPARAR A SUA APOSTILA-MESTRE:

1.1 A apostila-mestre é o grande guia, onde você irá pontuar o seu planejamento para dar a sua aula, com grande nível de detalhamento, atenção, cuidado, maestria, cada detalhe da sua aula estará no seu guia! 

Em primeiro lugar, professor não trabalha sem Plano de Aula e sem uma apostila-mestre, que é o seu guia para a sua aula. Mas o que é a apostila-mestre? 
  • Onde você vai encaixar perguntar provocativas para gerar reflexões? 
  • Em que momento você vai trocar de música, para gerar o impacto emocional que você quer?
  • Quais os aromas que você vai usar em sala-de-aula, para criar o ambiente propício para cada momento? 
  • Que horas começa a aula? 
  • Quais os momentos de intervalos? 
  • Qual o tempo que você deixará disponível para a interação entre as pessoas?
  • Quais materiais didáticos você irá utilizar no nível 1 de Reiki?
  • Quais os preparativos para o ambiente, o coffee break?

Tudo isso deverá estar previamente pontuado, como um guia ou, mais modernamente, como se um Waze estivesse guiando você pelos caminhos certos a percorrer e, principalmente, a não esquecer de nenhum detalhe, e gerar um nível de profissionalismo muito maior em suas aulas de Reiki (ou de outras terapias). 


1.2 Destaque as orientações para o Mestre com letras azuis

A apostila do Mestre deverá ser exatamente a mesma apostila que os alunos irão receber. Porém, a diferença é que a apostila do Mestre irá conter uma série de pontuações, com letras azuis, lembrando-o do que ele deve fazer, dizer ou perguntar, em cada momento da aula. Essa ferramenta também é bastante importante para oferecer treinamentos para Mestres iniciantes, de modo que poderão sentir-se mais seguros em sala-de-aula. Com a apostila-Mestre, uma coisa é certa: você não irá esquecer de nada importante, e não se sentirá, em momento algum perdido. 

A diferenciação das cores preta e azul na apostila vão facilitar você a ver o que o aluno estará lendo (em letras pretas), e o que você apenas você estará lendo (lembretes em azul, seu guia).



Na imagem abaixo você pode observar que eu fiz, previamente, a leitura do parágrafo, com cautela e atenção e marquei de azul os termos que eu vou fazer questão de destacar para os alunos. 



Observe que eu comecei pontuando com qual ação eu quero iniciar a aula: "Peça que um aluno leia o parágrafo seguinte". Esta é a ação que eu quero empreender agora. Eu poderia optar por iniciar a aula, por exemplo, lançando uma pergunta, "Alguém aqui já ouviu falar em Reiki?" ou, ainda, "Alguém aqui pode me dizer o que é o Reiki?" Então, a pergunta se seguiria por um tempo para que os alunos respondessem. Porém eu optei, neste primeiro parágrafo, a pedir que um aluno leia o texto. Você verá que, em seguida, eu vou fazer alguns comentários em cima desse parágrafo e também vou lançar algumas perguntas, assim como vou apontar a página dos livros onde eles podem encontrar mais informações sobre o que está sendo lido.

No caso deste primeiro parágrafo, eu escolhi destacar os termos acima pelas seguintes razões: 
  • terapia - porque pode haver alunos novatos no mundo da terapia e que não necessariamente sabem o que significa ser um terapeuta holístico. Por isso, nesse momento inicial do curso, eu considero importante esclarecer e educar sobre o que significa a palavra "terapia" e o que significa ser terapeuta holístico";
  • Instituto Reiki Rhyoho Gakkai - pontuei esse termo em azul para lembrar de mostrar a imagem correspondente, neste momento;
  • sentados em seiza - destaquei esse termo para ter certeza que os alunos sabem do que se trata sentar-se em seiza; 
  • negritei uma frase que quero destacar para os alunos - como a frase continua em preto, significa que os alunos também têm esta informação na apostila deles. Porém, como eu negritei, significa que eu quero ressaltar bastante esta frase. Então, talvez, eu vá ler de novo a frase, de maneira mais lenta, para sobressaltá-la. Bem, o modo como eu vou destacar esta frase em sala de aula pode variar de acordo com o dia, é claro, pois nunca nenhuma aula será igual. Mas o meu guia não me deixará esquecer de nada que eu considero importante.



Na imagem acima, vocês podem ver uma sugestão de comentário que eu quero lembrar de fazer para os alunos após a leitura deste primeiro parágrafo. Logo após fazer esse comentário, eu vou lembrar de perguntar a eles o que é sentar-se em seiza, gerando um primeiro espaço de interação entre os alunos, pois eles vão pensar, responder, demonstrar uns para os outros o que é. Em uma de minhas aulas, por exemplo, eu tive uma experiência muito interessante, porque a aluna e atual Mestra em Reiki Usui Clarissa Araripe, que é praticante de budismo há 25 anos, trouxe à tona uma explicação muito bela do significado de sentar-se em seiza, o que foi muito enriquecedor para a aula. Eu ainda aproveito para indicar a leitura da pág. 32 do livro "A Bíblia do Reiki", onde eles podem abrir o livro durante a aula e visualizar a posição seiza. Indicar a página exata da leitura nos livros disponíveis enriquece bastante o conteúdo da aula, e o aluno sente-se mais seguro em relação ao método que está sendo pesquisado e ensinado.



Os comentários da aluna e Mestra Clarissa foram tão enriquecedores que eu optei por adicioná-los como uma opção de comentários adicionais na minha Apostila-Guia-do-Mestre, logo após o primeiro parágrafo.

A imagem seguinte mostra quais as ações que eu quero para o segundo parágrafo. Eu vou, novamente, pedir que um aluno leia o parágrafo para todos ouvirem:


Na imagem acima, você ainda pode perceber que eu pontuei dois termos que eu considerei importante destacar:
  • canalizar - porque eu parto do princípio que nem todo mundo sabe o que é canalizar, e quero esclarecer esse termo;
  • tratamentos convencionais - neste nível 1, como eu já disse, eu estou partindo do princípio que eu preciso educar os alunos sobre o que é terapia, o que é ser terapeuta, a diferença entre terapia holística e tratamentos médicos convencionais. Por isso eu escolhi destacar esse termo. 
Perceba que eu utilizo o recurso de colar "posts-its eletrônicos" no meu arquivo do word, toda vez que eu preciso destacar qual é o suporte visual que eu vou utilizar neste momento da aula. 

Na imagem abaixo, nós estamos nos direcionando para a leitura e compreensão do terceiro parágrafo:




Na figura acima, vocês podem perceber que, ao mesmo tempo que os alunos irão acompanhar a leitura do terceiro parágrafo da apostila, eu modifico o slide que estará sendo exibido no Power Point, passando para o slide n.4. 

Os termos que eu pontuei, neste parágrafo, são:
  • chakra cardíaco - aqui eu tenho a oportunidade de pedir que os alunos abram em algumas páginas do livro "A Bíblia dos Chakras", e leiam alguns trechos que eu pontuar no meu Plano de Aula como importantes para este momento;
  • 2 nível - aqui eu vou ressaltar a informação de que no nível 2 os alunos serão capazes de enviar Reiki à distância. Isso os deixará motivados a prosseguir em seus estudos para chegar no nível seguinte;
  • chakra laríngeo - será demonstrada imagem e leitura no livro "A Bíblia dos Chakras";
  • terceiro nível - aqui será a oportunidade de eu dar uma breve explicação do que os alunos poderão encontrar no nível 3, os demais símbolos que receberão, a cirurgia espiritual com Reiki, a amplificação do uso da energia, a aplicação do Reiki em multidões;
  • chakra frontal - será demonstrada imagem e leitura no livro "A Bíblia dos Chakras";
  • - amplia a sua capacidade curadora - aqui eu me coloquei no lugar do aluno e perguntei para mim mesma: "O que é a capacidade curadora?" e elaborei uma resposta. O Mestre deve sentir cada turma, e nem todos os comentários precisam ser lançados, dependendo do ritmo da turma, mas, em se tratando de transmitir conhecimentos, eu prefiro pecar pelo excesso do que pela falta de informações.  
"Peça para o aluno abrir na página tal
 e fazer a leitura daquele trecho para a turma". 

Eu gosto muito deste recurso em sala de aula. Acho que gera um clima de estudo, de pesquisa, cria um amor pelos livros, gera a curiosidade dos alunos para ler um pouco mais. A experiência que eu tenho em sala de aula é de que os alunos gostam muito dessas interferências. Eles também gostam de ler, de falar, de se expressar. E ainda pode ser aberto um espaço (opcional) para os alunos falarem sobre que mais gostaram daquele trecho da leitura.

Na imagem a seguir vocês poderão observar que agora nós iremos passar para a pág. 6 da apostila de Reiki que eu utilizo para dar aula. Agora estamos no capítulo que fala sobre a Definição do termo "Reiki":



A imagem acima mostra os termos que eu pontuei nesse trecho da aula:


  • sistema - porque eu quero ressaltar a razão do uso desse termo, para explicar que o método de Mikao Usui abrangia um número de atividades, e por isso era chamado de Sistema. Nesse momento, eu vou aproveitar para interagir mais uma vez com a turma, perguntando a eles o que é um Sistema, e por que eles acham que foi utilizado esse termo. Somente depois de deixá-los pensar e elaborar algumas respostas é que eu vou dar alguma definição;
  • reiki - aqui é o momento onde entra a explicação mais detalhada do "Rei" e do "Qi", podendo ter lâminas visuais, imagens de Power Point e explicações mais extensas, porque é a base da matéria;
  • técnica curativa - quero ressaltar esse termo;
  • imposição das mãos - momento onde quero explicar o que significa "cura pela imposição das mãos";
  • prática budista tibetana - aqui quero pontuar que Mikao Usui era budista.


Você, leitor, com certeza já percebeu, a esta altura, que o Plano de Aula é um documento altamente íntimo, individual, que nasce da interação do Professor com o estudo cauteloso da matéria que vai ser transmitida em sala-de-aula. Por isso, nós poderíamos utilizar uma mesma apostila, idêntica, entretanto, ao estudarmos minuciosamente o seu conteúdo, com certeza iríamos sublinhar termos diferentes que gostaríamos de ressaltar, e também com certeza iríamos explicar de um jeito diferente. Iríamos selecionar imagens diferentes, músicas, cheiros diferentes para cada momento. Iríamos bolar dinâmicas diferentes também. Tudo isso cria uma identidade única de cada Mestre, e imprime o seu jeitinho único de dar aula. Inclusive, conheço algumas pessoas que não usam Plano de Aula para darem seus cursos. Eu prefiro usar Plano de Aula, porque me sinto mais confortável, mais bem preparada para as perguntas. Mas, com certeza, cada um é cada um, e quem sou eu para ditar o que é certo ou o que é errado. Por esta razão, eu estou apenas compartilhando aqui no blog dicas que eu considero importantes e valiosas para a construção de um Professor. Porém, se você preferir não usar nada disso, a escolha também é sua! Somos livres para decidir o que é melhor para nós e, muitas vezes, o que é imprescindível para mim, pode não fazer o menor sentido para você. 

2. COMO ELABORAR O SEU PLANO DE AULA

2.1 Estipular o tempo de cada atividade:
  • quantas páginas você tem para ler, em 1 dia de seminário? 
  • quantos parágrafos você tem para ler, a cada 1 hora de aula? Se um seminário vai das 9h às 18h, por exemplo, como você vai distribuir o tempo de cada atividade, contando com as pausas, intervalos e possíveis imprevistos? 
  • A minha apostila de Reiki Nível 1 tem 76 páginas. Em um seminário de 1 dia, por exemplo, eu teria que realizar a leitura das 76 páginas em 6 horas (retirando pausas, intervalos e vivências), o que dá uma média de 10 páginas a cada 60 minutos, ou seja. Sabendo que este é o tempo de distribuição que eu tenho, eu começo a distribuir a minha dinâmica de aula. 

Eis uma simulação de organização de tempo:


9:00h às 9:15h - chegada dos alunos em sala-de-aula, café, conversas;

9:15h às 10:15h - apresentação dos alunos da turma, interação entre cada um, momento de conhecimento entre os presentes (para turma com 10 alunos), ou seja, cada aluno, e o Mestre, terão 6 minutos para falar, se apresentando (diga que têm cinco). Eu nunca retiro esses momentos de apresentação e de interação. Considero que são extremamente importantes porque, afinal, estamos em um curso sobre a Arte da Felicidade (o Reiki), e não podemos estar em um curso onde não temos os espaços necessários para interagir com os colegas, trocar experiências... Considero de suma importância esses momentos onde a pessoa sentirá que ela tem um espaço para ser ouvida, acolhida;
10:15h às 11:30h - primeiro bloco de conteúdo teórico de matéria (eu pontuo na minha apostila-mestre como "bloco 1 de aula");
11:30h às 11:45h - pausa para um café e toalete;
11:45h às 12:45h - segundo bloco de conteúdo teórico de matéria (eu pontuo na minha apostila-mestre como "bloco 2 de aula");
12:45 às 13:45h - pausa para o almoço;
13:45h às 14h - retorno para a sala-de-aula
14h às 15h - terceiro bloco de conteúdo teórico de matéria (eu pontuo na minha apostila-mestre como "bloco 3 de aula")... e, assim, você segue detalhando quais atividades irá realizar em cada espaço de tempo disponível em seu seminário. (...)

2.2 Quais os equipamentos e preparação do ambiente que você deverá providenciar para o Seminário de Reiki Nível 1?
  • Decoração do ambiente: flores (quais?), cristais (quais?), banners (quais?), tecidos (quais?);
  • Coffee break: Água, café, chá, sucos orgânicos, pães integrais, pastinhas naturais, bolo natural;
  • Incensos, spray de harmonização do ambiente, óleos essenciais;
  • Projetor;
  • Amplificador de som;
  • Assentos, local para a iniciação;
  • Separar a caixa de suportes didáticos (pendrives, lâminas visuais, objetos materiais);
  • Certificados, envelopes;
  • Canetas, lápis, borrachas, apostilas impressas.
2.3 Quais os suportes visuais que você irá utilizar para ajudar os seus alunos a compreenderem a matéria? 

2.3.1 suportes visuais: Power Points

a) prepare cuidadosamente o conteúdo dos Power Points a serem projetados: no meu caso, eu utilizo os seguintes Power Points para o ensino do nível 1 de Reiki:
  •  "A Verdadeira História de Mikao Usui"; 
  •  "Diferentes tipos de Reiki" (uma visão abrangente do Reiki nos dias atuais);
  • "O Poder da Meditação"; 
  • "O Yin e o Yang"; 
  • "O estudo dos Chakras"; 
  • "Pesquisas atuais com o Reiki";
  • "Reiki Nível 1- O Despertar".
Suporte Didático: Power Point "A Verdadeira História de Mikao Usui", capa.
Um dos slides do Power Point "A Verdadeira História de Mikao Usui", que utilizo como suporte para as aulas de Reiki no Seminário de Reiki Nível 1
Power Point "Tipos de Reiki", onde faço um resumo dos diferentes tipos de Reiki existentes, seus fundadores, e mostro alguns símbolos de Reiki de cada sistema.

Slides do P.Point "Tipos de Reiki", que utilizo como suporte de material didático para o Seminário de Reiki nível 1. Os slides desta imagem mostram o Reiki Egípcio, do fundador Patrick Zeiler, e alguns símbolos deste sistema.
2.3.2 suportes visuais: banners, cards e lâminas visuais 

- quais banners você irá espalhar pela sala, que você irá mostrar aos alunos, para que eles absorvam e compreendam cada conteúdo?
  • Imagens de Mikao Usui? 
  • O símbolo do Reiki nível 1? 
  • Frases importantes para fazer os alunos refletirem e se sensibilizarem? Exemplos de frases que podem ser utilizadas: 
2.3.3 suportes visuais: lâminas
- as lâminas são impressões de imagens separadas que você pode querer fazer uso para mostrar aos alunos, em determinado momento, de forma que eles possam também tocar nesta lâmina, e não apenas ver uma imagem pelo Power Point. A vantagem da lâmina visual é que ela pode ser passada de aluno para aluno, em sala de aula, e traz essa sensação do toque, e não apenas visual.

2.3.4 suportes materiais
- quais materiais físicos você irá utilizar para demonstrar cada bloco de matéria? cristais? quais cristais? sólidos platônicos?  

Por fim, após listar todos os suportes didáticos que você irá utilizar, especifique ainda mais detalhadamente a sua lista:
  • qual será a imagem que estará sendo projetada no Power Point enquanto os alunos chegam no espaço de aula? Uma imagem relaxante? Uma imagem do Mestre Mikao Usui com uma frase bonita?
  • qual será a imagem que estará sendo projetada no momento da oração inicial?
  • qual será o Power Point utilizado no primeiro bloco de matéria?
  • qual será o Power Point utilizado no segundo bloco da matéria?
  • qual será a a imagem que estará sendo projetada na hora do almoço?
  • qual será a imagem projetada durante cada vivência?
  • qual será a imagem que estará sendo projetada no momento após o almoço?
  • qual será a imagem que estará sendo projetada na hora da iniciação?
  • qual será a a imagem que estará sendo projetada no momento da entrega dos certificados?
2.4. Acessibilidade

2.4.1 Acessibilidade tátil para deficientes visuais

Talvez seja o seu caso de encontrar, no seu caminho, alunos que possuem deficiência visual ou auditiva. No meu caso, eu tenho um aluno de Reiki que é um grande buscador e é deficiente visual, o Pedroca. Vale lembrar que o Plano de Aula deve ser revisto, com carinho e cuidado, para cada turma, pois cada turma tem características especiais, únicas. Você poderá, claro, manter o Plano de Aula original, mas tendo sempre o cuidado de revê-lo, e adaptar pequenas perguntas ou atividades com as especificidades daquela turma em questão. No caso das aulas para o Pedro, por exemplo, eu sempre incluo materiais que não são de "suporte visual", mas sim de "suporte sensorial". Desta forma, o Pedro pode "sentir", com as pontas dos dedos, o símbolo do Reiki. Para isso, eu posso lançar mão de recursos bem simples, como desenhar o Chokurei colado com um barbante, em uma base de MDF. Desta forma, ele poderá levar esta base em MDF para casa. Eu ainda posso talhar uma base de madeira com este símbolo, para que ele possa sempre tocar e relembrar.

2.4.2 Acessibilidade sonora para deficientes visuais

É sempre importante pedir que os alunos que possuem deficiência visual gravem a aula inteira, de forma que poderão ouvi-la novamente quantas vezes quiserem.

2.4.3 Acessibilidade de leitura para deficientes visuais

Existem programas que fazem a leitura de livros para os deficientes visuais. Para que o aluno tenha acesso ao conteúdo, a apostila deverá ser enviada para ele por e-mail, ou colocada em um pendrive, para que ele tenha acesso ao livro novamente, em sua residência.

2.4.4 Acessibilidade para deficientes auditivos

Ainda não tive um aluno com deficiência auditiva. Neste caso, seria necessário contratar um intérprete de Libras para dar acessibilidade ao aluno.

Dica: Uma dica boa de organização é deixar os materiais que serão utilizados em cada nível de seminário separado e etiquetado em caixas organizadoras transparentes. Assim, toda vez que você tiver uma turma daquele nível você não precisará ficar procurando os objetos, as lâminas visuais, as pendrives. Já estará tudo separadinho na devida caixa organizadora.

2.4.5 Esteja sempre em busca de desenvolver novos materiais didáticos para iluminar o entendimento dos seus alunos:
  • assista vídeos de outros Mestres Reikianos para se inspirar, pegar dicas;
  • faça reciclagens de Reiki com outros Mestres, para observar as diferentes formas de dar aula e aprender (sempre podemos aprender mais, a cada dia, se nos permitirmos);
  • invista na sua criatividade para criar materiais didáticos próprios.
3. ESCOLHA OS AROMAS QUE SERÃO UTILIZADOS EM CADA MOMENTO:
  • incenso para receber os alunos no momento da chegada. Dica: Nagshampa;
  • spray de ambiente para aromatizar os toaletes e as outras áreas onde as pessoas vão circular. Dica: Spray com limão siciliano e lemon grass;
  • spray para harmonizar o campo áurico dos alunos. Dica: spray de gerânio bourbon energizado com cristais de quartzo rosa, para trabalhar a energia do Amor;
  • incenso que será deixado queimando durante os momentos de aula. Dica: Chama Violeta;
  • Óleo aromático especial para o momento da iniciação. Dica: Óleo essencial de cedro. (vide página 53 do livro "Isto é Reiki, de Frank Arjava Peter)
Atenção: Sempre pergunte se algum dos alunos presentes tem alergia a algum tipo de incenso ou aroma. 


4. ESTUDE SISTEMATICAMENTE A APOSTILA PARA GERAR A SUA APOSTILA-GUIA (APOSTILA DO MESTRE):

a) o professor deve dominar não somente a matéria para si, mas também deve dominar a arte de fazer-se entender. O bom professor é aquele que sabe passar a matéria para o aluno e, a cada dia, esforça-se para encontrar novos meios de fazer com que seus alunos compreendam e absorvam a matéria.
b) é preciso ler cada parágrafo da apostila que vai ser lecionada e sublinhar as palavras-chave, ou seja, os termos aos quais devemos nos atentar para oferecer uma explicação mais detalhada. Não se pode "passar batido" por diversos termos, imaginando que o aluno tem a obrigação de entender, sozinho, do que se trata. Afinal o papel do Professor é iluminar o caminho do aluno. Por isso, essa tarefa de estudar minuciosamente cada parágrafo, sublinhando quais termos não podem deixar de ser ressaltados, é uma tarefa básica do Professor, que não pode deixar de ser realizada, sob o risco de deixar com que os seus alunos saiam tão desejosos por entender alguma coisa de sua aula quanto chegaram.
c) verifique se você precisa adicionar imagens extras, tabelas, gráficos, quadros explicativos, para explicar determinado tema (ex: Yin e Yang, Eu Superior, Fonte de Consciência-Luz, Chakras, pesquisas com Reiki, etc). Certifique-se de possuir lâminas visuais para tudo!;
d) não cometa o erro de achar que os alunos que chegaram até você são "espiritualizados" e que, por isso, já vão entender o que você está falando. Tenha certeza de que irá esclarecer conceitos básicos do Reiki como se ensina o "b-a-bá". Lembre-se: a base da matéria deve ser comunicada de forma sólida, correndo o risco de o aluno ficar perdido nos níveis seguintes (níveis 2, 3, 3A e Mestrado).

4.1 QUAIS PERGUNTAS PROVOCATIVAS VOCÊ IRÁ LANÇAR, EM QUAIS MOMENTOS DA AULA (EM QUAL PARÁGRAFO ESPECÍFICO) PARA GERAR DETERMINADA REFLEXÃO EM SEUS ALUNOS? 

a) nós estamos mergulhados na era da Modernidade Líquida, segundo o filósofo Bauman. Ou seja, estamos em uma época em que vivemos mais conectados a nossos aparelhos celulares, tablets e computadores como nunca antes. Por isso, as pessoas precisam de momentos presenciais de reflexão e de interação. Tenha a certeza de separar, durante o Seminário, tempo suficiente para as trocas entre as pessoas, tempo onde elas poderão interagir uns com os outros, com o Mestre, tempo em que poderão expôr um pouco de sua vivência pessoal. É por conta da necessidade de uma não-urgência nas relações que eu sou a favor de seminários de Reiki de nível 1 mais longos, não de um dia só. Eu sou a favor de um seminário de Reiki muito mais imersivo, interativo, onde haverá tempo para realmente compreender.... ser... sentir... interagir.... pois se a essência do Reiki é justamente a vivência da FELICIDADE, como poderíamos transformar os Seminários de Reiki em algo tão instantâneo, tão... líquido?
b) Segundo a teoria pedagógica do Construtivismo, campo de estudo do biólogo Jean Piaget (1986-1930), que dedicou a sua vida a compreender os processos de aquisição do conhecimento humano, o ser humano não é uma folha de papel em branco, mas sim um ser que já possui uma riqueza imensa de conhecimentos dentro de si, e, assim, o papel do Mestre é o de auxiliar o aluno a buscar dentro de si esse conhecimento e manifestá-lo. Por isso são tão importantes as perguntas provocativas que se faz antes de cada parágrafo, dando um tempo para que os alunos primeiro pensem, e depois elaborem uma resposta, deixando-os falar e serem ouvidos, para só então fazer a leitura do parágrafo em questão. Isso fará com que os alunos retirem de dentro de si os conhecimentos e o tragam à luz de seu próprio entendimento. Aqui, no Construtivismo, o Professor é um grande maestro que auxilia o aluno a tocar a sua própria música pessoal, em vez de apenas fazer com que ele escute uma outra música... 

4.2  DE QUAIS ESTRATÉGICAS VOCÊ IRÁ LANÇAR MÃO, EM QUAIS MOMENTOS ESPECÍFICOS, PARA VERIFICAR SE OS ALUNOS ESTÃO ABSORVENDO O CONTEÚDO QUE ESTÁ SENDO TRANSMITIDO?

Não basta ler todo o conteúdo da apostila e pontuar os termos. É preciso fazer pequenas pausas sistemáticas para verificar se o conteúdo está sendo construído/absorvido adequadamente pelos alunos. Para isso, você poderá lançar mão das seguintes ferramentas:
  • perguntas para fixação:
Exemplo: Após a leitura dos parágrafos 1, 2 e 3 da página 1 da apostila, lance algumas perguntas aos alunos, e deixe que eles repitam o conteúdo. Desta forma, eles irão fixar melhor o que foi passado. Essa tarefa deverá ser feita em 5 ou 10 minutos.
  • exercícios de fixação: 
Peça que um aluno explique o que ele entendeu sobre os parágrafos 1, 2 e 3 da apostila, com suas próprias palavras. Quem entendeu é capaz de explicar. Se não sabe explicar, é porque ainda não entendeu e, assim, é certo que não irá fixar. Não se fixa o que não foi entendido.
  • pequenos jogos didáticos:
Jogos didáticos são atividades lúdicas que podem e devem compor os Planos de Aula. Um exemplo de jogo didático é dividir a turma em duas partes, pedir que eles elaborem algum jogo especial entre eles, com o objetivo do entendimento da matéria.
  • vivências.
Tão ou mais importante do que compreender é sentir. Portanto, tenha certeza de separar momentos em seu Plano de Aula para encaixar vivências, onde os alunos irão sentir a energia Qi em suas mãos, ou nos objetos. Os momentos de vivência podem durar de 10 a 15 minutos, com uma música especial, um aroma especial. Um exemplo simples de vivência para o Seminário de Nível 1 é pedir que os alunos sintam a energia Qi em suas mãos, afastando e aproximando as palmas das mãos vagarosamente uma da outra. 

4.3 PREPARE COM ANTECEDÊNCIA A LISTA DE MÚSICAS QUE VOCÊ IRÁ UTILIZAR NOS DIFERENTES MOMENTOS DA AULA:
  • qual será a música que estará sendo tocada enquanto os alunos chegam no espaço de aula?
  • qual será a música que estará sendo tocada no momento da oração inicial?
  • qual será a música de fundo para o primeiro bloco de matéria?
  • qual será a música que estará tocando no momento da primeira pausa?
  • qual será a música de fundo para o segundo bloco da matéria?
  • qual será a música para a hora do almoço?
  • qual será a música tocada em cada vivência?
  • qual será a música de fundo para a aula de após o almoço?
  • qual será a música de fundo para a hora da iniciação?
  • qual será a música de fundo para o momento da entrega dos certificados?
Dica: Você pode armazenar a sua lista de músicas em uma pasta com os nomes das músicas já numerados. Assim ficará mais fácil você colocar para tocar cada música, nos momentos certos. Exemplo:
  1. Chopin 9 Sinfonia
  2. Música Celta Relaxante com flautas
  3. Música da Enya
  4. Ave Maria cantada em Caldeu
  5. Celtiv Woman (Ave Maria)
  6. Sons de taças tibetana
  7. E assim por diante...
5 INVISTA NA SUA PESQUISA E ATUALIZAÇÃO

5.1 Mantenha-se atualizado com as pesquisas do Reiki:

a) na época em que eu me formei em Reiki, eu não tive acesso às pesquisas que foram feitas posteriormente a respeito da verdadeira história de Mikao Usui. O que ocorre é que quando a Takata veio para o Ocidente, trazendo o seminário de Reiki, ela romantizou a história de Mikao Usui, para que o Reiki pudesse ser aceito por todos. É preciso lembrar que a Takata vivia em um mundo pós-segunda guerra mundial e que Japão e Estados Unidos não estavam em clima de paz... Por isso, a Takata alterou a verdadeira história do Mestre, dizendo que ele havia trabalhado em uma "escola cristã" e que ele havia sido desafiado por um aluno, que havia perguntado a ele "como o Mestre Jesus fazia para curar com as mãos". Segundo Takata, Mikao Usui então pediu demissão da escola e foi correr o mundo em busca de uma resposta, para descobrir como Jesus curava com as mãos... Tudo invenção da Takata para fazer com que aceitássemos o Reiki. E deu certo: o Reiki se espalhou pelo mundo inteiro e, em seguida, passou a ganhar inúmeros nomes, e centenas e centenas de outros símbolos começaram a chegar, através de centenas de canais sintonizadores. É por isso que, hoje em dia, nós temos as seguintes formas de Reiki: 
  • Crystal Reiki;
  • Raku Rei Reiki;
  • Rainbow Reiki;
  • Reiki da Chama Violeta;
  • Reiki Crístico;
  • Reiki Essencial; 
  • Reiki Estelar Xamânico;
  • Reiki Kahuna;
  • Reiki Kofuto;
  • Reiki Indiano;
  • Reiki Integrado; 
  • Reiki Egípcio (Ahara Reiki);
  • Reiki das Mulheres;
  • Reiki dos Orixás;
  • Reiki Osho;
  • Reiki Plus;
  • Reiki Sekin; 
  • Reiki Tera Mae;
  • Reiki Tibetano;
  • Yoga Reiki. 
  • Dentre outras... 
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- É importante compreendermos que o termo Reiki já existia. Não foi Mikao Usui quem o inventou. O que Mikao Usui fez foi sistematizar um método de ensino prático, simples, e que todos poderiam aprender. Mikao Usui também ensinou que as pessoas não deveriam perder energia, ao curar outras pessoas com as mãos (método que já existia e ele já treinava com os Professores dele), mas ele ensinou que as pessoas poderiam curar e ficarem ainda mais preenchidas de luz e energia;

- É importante compreendermos também que o local onde Mikao Usui recebeu a iluminação, tendo visto os símbolos do Reiki, o que eles faziam e como deveriam ser utilizados, não era um local onde apenas ele, exclusivamente teve acesso. Ele se iluminou em um mosteiro, onde haviam diversos outros monges que também passavam pelo mesmo processo de ficar 21 dias em jejum no Monte Kurama;

- Ao descer do monte, Mikao Usui não foi correndo curar os mendigos, mas sim foi ao mosteiro do Monte Kurama dirigir-se a um Mestre bem mais antigo e experiente do que ele, onde ele, então, relatou a experiência que ele teve durante o jejum, e seu Mestre então confirmou que ele havia tido uma iluminação. Após receber a confirmação, por seu Mestre, Mikao Usui passou um período utilizando o Reiki em si e em sua família, até que chegou o dia de fundar a sua própria escola, o Instituto Reiki Rhyoho Gakkai.

5.2 Invista na sua coleção de livros sobre o tema Reiki 

Tem 3 livros que eu uso como um suporte de material extra para o seminário de nível 1. Eu considero que estes são três livrinhos básicos que os alunos devem comprar, para ter um conhecimento básico mínimo sobre o Reiki. São eles:
  • Isto é Reiki - Das origens tradicionais japonesas ao uso prático - Cura para o Corpo, a Mente e o Espírito. Autor: Frank Arjava Peter. Ed. Pensamento;
  • A Bíblia do Reiki - o guia definitivo para a arte do Reiki. Autora: Eleanor Mckenzie. Ed. Pensamento; 
  • A Bíblia dos Chakras - o guia definitivo de trabalho com os chakras. Autora: Patricia Mercier. Ed. Pensamento.





É claro que existe uma infinidade de títulos que você pode investir e comprar sobre o amplo tema do Reiki, como, por exemplo, a obra do Mestre Johny de Carly, que é um grande pesquisador e difusor do Reiki no Brasil. Você pode comprar também todos os livros que falam sobre Orixá Reiki, Crystal Reiki, e muitos outros. Porém, os 3 que eu listei acima são os que eu uso, atualmente, para um suporte de material para o nível 1.


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Espero que você tenha apreciado este material que compartilho com alegria e amor! Gostou?Me acompanhe também pelo Instagram: @ararareal

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Obrigada pela oportunidade de Ser-Vir.