Olá, pessoal!
Estou há alguns meses já instalada no meu novo sítio, a Casa da Samambaia. O nosso sítio, que se tornou a Casa da Samambaia, em breve estará aberto a visitações (em 2018), após o período das obras de melhorias que estamos fazendo lá.)
![]() |
Um dos recantos do sítio Casa da Samambaia :) |
Como muitos já sabem, eu amo a Fitoterapia e o poder de cura das plantas, e venho me dedicando a esse tema há alguns anos. Mas, como sempre morei na cidade e antes não tinha nenhum acesso a uma área de plantio, o meu conhecimento de plantio e jardinagem era bem próximo a ZERO!
Então, para você que também é um urbano apaixonado pelas coisas da terra, vamos lá aprender alguns segredos que venho colhendo com os caseiros lá dos sítios vizinhos?? Seu João, Seu Jorge, e também algumas amigas do whatsapp como a Dulce e a Eva, pessoa que me iniciou no Reiki até o nível do Mestrado. Enfim, quando o discípulo está pronto, a informação começa a chegar como uma enxurrada!
Espero compartilhar aqui dicas bem úteis e também vou listar uns vídeos bem legais do youtube que eu encontrei, e já me inscrevi nesses canais.
Vamos lá??
Dica n. 1 que aprendi: COMO MULTPIPLICAR AS SUAS SUCULENTAS
Bem, cuidar de cactos e suculentas é algo muito fácil, principalmente porque se você esquecer de regar um diazinho ou outro não vai ter o menor dos problemas, já que ela é uma planta do deserto que acumula água dentro dela. O segredo da rega das suculentas e cactos é não encharcar a terra.
É muito fácil multiplicar as suas suculentas: basta pegar uma das pétalas dela, bem gordinha e saudável (cheia de água), e repousar sobre a terra. Deixar lá na terra até que vai começar a criar uma raiz e depois o broto da nova suculenta ou cactos vai aparecer.
Esta é a foto do primeiro berçário que eu fiz lá no sítio:
Eu estou pegando as pétalas que caem dos outros vasos e posiciono nesse vasinho aí. A minha produção ainda é bem pequena, porque estou começando. Mas realmente quero fazer muitos e muitos tipos de cactos e suculentas, de vários tamanhos, cores e formatos! Amo!
![]() |
Olha que fofinhas :) |
Percebi que eles realmente não gostam de ficar no sol o dia inteiro. Teve uma suculenta que eu plantei lá fora, na entrada do sítio, onde pega muito sol, mas tive que retirá-la porque ela começou a ficar meio murcha.
O que elas mais gostam é de ficar no sol uma parte do dia, umas 4 horas, ou, se você não tiver tempo de ficar trocando elas de lugar todo dia, simplesmente deixe-as em um lugar onde elas peguem sol, mas não o dia inteiro. E uma outra parte do dia elas peguem mais mormaço e luz indireta.
Assim fica bem fácil multiplicar rapidamente a sua coleção de suculentas e cactos, porque é só ir pegando as folhinhas que elas darão muito e muito mais plantinhas! É bem legal para presentar ou até mesmo para vender, quem estiver pensando em um novo empreendimento!
Eu vi uma dica na internet que é bom colocar pedrinhas embaixo das pétalas porque isso vai ajudá-las a não apodrecer muito rápido na terra e vai dar mais tempo do broto crescer bem saudável. Só soltar a pétala do broto depois que o broto estiver bem firme. Outra forma é encostar as pétalas nas laterais do vaso, assim ela não fica totalmente deitada na terra.
![]() |
Toda vez que uma parte de um cacto ou suculenta cair do caso, repouse na terra que vai nascer uma planta nova! |
Dica 2: COMO FAZER VASOS ENFEITADOS COM CACTOS E SUCULENTAS (coisa mais linda)
Nas minhas pesquisas no Google, encontrei alguns canais muito legais no Youtube, que vou listar aqui para vocês que também estão adentrando agora nesse mundo apaixonante da Jardinagem!! Um dos que eu mais gostei foi o da Carol Costa, olha só:
O programa dela é lindo, bem produzido e dá pra ver que ela domina bem o assunto. :)
Eu também gostei muito desse canal Verde na Veia:
Dica 3: Como plantar maracujá
Plantar maracujá é a coisa mais simples desse planeta: basta pegar uma fruta de maracujá, retirar o líquido e ficar com as sementes. Jogar as sementes em volta de uma árvore que não seja árvore frutífera, de preferência (para elas não competirem).
O Seu João, caseiro lá do vizinho com quem fizemos amizade, com certeza iria me falar que eu precisava preparar uma cova para depois colocar as sementes lá.
Já a Eva, a pessoa que me iniciou em Reiki, ela teve sítio por muitos anos. Ela me disse que basta jogar as sementes em volta da árvore mesmo (árvore de flores), que o maracujá trepa na árvore sozinho.
Eu vou fazer esse teste em breve e depois publico aqui no blog para vocês.
Dica 4: Como plantar chuchu,pepino, tomate, abobrinha verde, nas cercas do seu sítio
Todos esses citados acima você pode aproveitar as cercas do seu sítio para plantar. O chuchu você deixa ele no tempo, até aparecer um brotinho nele. Depois você enfia o chuchu na terra (perto da cerca), com a parte do broto para cima, para fora da terra. E deixa ele lá crescendo. Ele cresce rápido. Se precisar, você coloca uns palitinhos na muda só até ela alcançar a altura da cerca, e depois ela trepa sozinha. A natureza já saberá o que fazer.
Obs: O ideal é plantar nas cercas internas do sítio, se você quiser evitar "roubo de mercadoria" à noite.
Dica 5: O milagre da Multiplicação
Eu comprei no CEASA essas cestinhas que vem com 128 lugares para plantar uma semente. Então agora eu estou nessa fase obcedada por contar quantas sementes vêm dentro de cada fruta ou legume. Está sendo bem divertido observar a ABUNDÂNCIA INACREDITÁÁÁÁVEL que existe na Natureza! Fome no mundo?? Nossa, só se você não tiver tempo para plantar, porque se plantar tem comida para todo mundo!!!!! Até estraga, de tanto que dá! Mesmo que você tente, não conseguirá comer tudo o que a Natureza te dá. Só para ter uma ideia, em apenas um pequeno pedacinho de abóbora (amo sopa de abóbora com gengibre!!), eu contei 228 sementes de abóbora! E já plantei. Então agora, quando todas elas nascerem, terei o que? Que exportar abóbora para a casa dos amigos, né??
Aí lá no sítio cada um falou uma coisa.
Seu Jorge, o outro caseiro (amigo do Seu João), disse que eu não precisava ter colocado terra para plantar essas sementes, não. Que eu poderia ter colocado esterco (cocô de vaca) e enfiado as sementes dentro de cada partezinha dessa. Eu ainda não estou pronta para transcender a esse ponto. Preferi continuar com a terra adubada, por enquanto.
Esses vasos vem FURADINHOS embaixo, o que me causou uma certa perda de tempo no início, porque eu preparei todos os furos em cima de uma mesa e, quando fui tirar para colocar no chão da varanda, a terra começou a vazar pelos furos. Eu resolvi isso colocando pequenas pedras no fundo de cada partezinha dessa aí. Pedras que foram formadas com a própria terra.
No início, eu estava plantando as sementes bem lá no fundo de cada parte, mas depois eu percebi que seria melhor eu colocar a semente mais próxima ao topo, para poder pegar mais sol e, principalmente, para ela poder ter mais espaço embaixo para se ENRAIZAR.
Dica 6: Como adubar a terra organicamente
Vendo o meu esforço em plantar, algumas amigas, como a Dulce (cliente e amiga), me enviaram valiosas dicas, como a dica de como adubar a terra com alimentos simples que sobram em nossa cozinha:
- casca de ovo;
- casca de banana;
- bôrra de café.
Eu estou adicionando também pedaços de casca de mamão e batata, sempre que dá. Assim, eu vou sempre mantendo uma cumbuca grande com essa terra que vai sendo preparada, e então no dia que eu decido plantar algum Serzinho Verde, eu já tenho uma terra fortificada para ele.
Dica 7: Como proteger a sua plantação orgânica das lagartas
Recentemente conheci uma pessoa que me deu uma dica que eu não gostei, não: ela mata todas as borboletas que tentam se aproximar da horta orgânica dela. Eu amo borboletas. Eu não poderia fazer isso. Uma solução muito mais viável seria comprar aquelas telinhas de proteção e fazer um cercadinho, principalmente se você quer plantar couve, alimento que as lagartas amam, e elas devoram tudinho mesmo do dia para a noite!! Mas comprar uma tela de proteção resolverá super bem. E... salvem as borboletas!!
Dica 8: Formigas e outros animaizinhos que querem comer as suas flores e plantas
Olha, lá no sítio tem muita muita mas muita formiga mesmo. E eu amo amo amo demais as formigas. Então a minha solução é realmente plantar cravos naturais e colocar muitas folhas de hortelã, procurando fazer um círculo protetor em volta das roseiras e outras flores. No mais, seja o que a Natureza quiser. Agora, isso eu digo para um consumo orgânico pequeno do sítio, né? Esta não é uma dica para grandes produções! Que fique claro e depois não venha reclamar comigo. Mas... creio que existe uma forma bem equilibrada de formigas, borboletas e todos esses bichinhos conviverem em harmonia, né? Afinal, a Natureza sempre dá um jeito em tudo!
Dica 9: Tem planta que pega de galho, tem planta que não
Tem coisa que só com o tempo mesmo vamos descobrindo, pedindo dicas a Deus e o mundo. Eu descobri, na prática, que tem muitas plantinhas que realmente não pegaram só de galho, não.
Até porque eu deveria ter deixado elas de molho apenas na água por 7 dias até aparecer uma raiz, e só depois transplantar ela para a terra.
Depois que finalmente vier aquela felicidade quando você perceber que algumas das mudinhas deu raizes, então é a hora de colocá-las na terra.
Pesquise sempre se a planta é de sol ou de sombra, leve isso muito a sério, senão elas realmente poderão morrer e você perder a sua planta.
Sabe aquelas cercas verdes que todo mundo gosta de enfeitar a beira dos jardins? Aquilo ali pega de galho que é uma beleza. É só pegar um talhinho na árvore e fincar em uma parte da terra onde você quer que nasça e, dali umas semanas, a raiz já enraizou ali e ela vai sozinha.
Outra planta que estou multiplicando lá no sítio é aquela cerca poderosa que vem com uma monte de espinhos e dá uma florzinha vermelha. Pegou fácil fácil, até me surpreendi! Estou cultivando 10 mudinhas e já vou começar a fazer mais, pois elas são muito resistentes e fáceis de multiplicar.
![]() |
Essas plantas verdes ornamentais lindas eu peguei no caminho, na estrada, e pegou!! Nem sei o nome... |
![]() |
Essas são as cercas vivas que peguei também na casa de uma vizinha e enfiei na terra e elas estão firmes aí... "Pegou". |
Bom, mas essa dica n. 9 com certeza vai pedir depois um post específico só sobre isso... prometo ir compartilhando as informações que eu for conseguindo de fontes confiáveis da terra. :)
Dica 10: Quando as mudas estiverem maiorezinhas, transplante para sacos um pouco maiores
Também no CEASA, você vai encontrar uns sacos de 10x12 ou um pouco maiores, para onde você poderá transplantar as sementes que você plantou primeiro naqueles vasinhos miudinhos que vêm com 128 buracos. Isso porque para vender ou até mesmo dar de presente, é bem melhor quando a muda já está mais crescida, mais firme. É mais certo que ela "pegou".
Estes sacos são super baratos e dá para reaproveitar várias vezes. Eu comprei no CEASA de Arcozelo por quilo. Deu R$ 14,00 um quilo desses sacos tamanho 10x12. Vem com mais de 100 unidades. É bom que os sacos já vem com furos embaixo, porque a raiz não pode encharcar.
Dica 11: Antes de plantar as sementes, deixe-as secar
Essa dica me foi passada pelos caseiros lá da vizinhança, seu João e seu Jorge. Eles me disseram que o melhor é deixar a semente secar primeiro, antes de colocar na terra para nascer. Seu Jorge me deu essa dica um dia que ele me viu plantando as bolinhas de mamão ainda molhadas. Realmente, eu andei perdendo algumas sementes, porque deu uma espécie de mofo branco em volta das sementes, por causa do excesso de umidade. Então, a primeira coisa que eu faço agora, quando como uma fruta e quero plantar as sementes, eu lavo elas na água e depois deixo secando na mesa da sala por um ou dois dias. Dependendo da temperatura do ambiente, em um dia só elas já estão completamente secas. Uma coisa legal que eu estou aprendendo com a terra é sobre o TEMPO. Eu posso dizer com certeza que um dos maiores problemas que nós, na Humanidade temos, é em relação a aprender a lidar com o Tempo. E essa nossa existência humana é baseada (essa realidade) em Tempo e Espaço. Então aprender a lidar melhor com o tempo e entender que existe um tempo para cada coisa, é muito prazeroso e muito benéfico para nós espiritualmente. Então, estou aprendendo, na prática, agora de um jeito novo, que existe um tempo de colher a fruta, de comer, de lavar as sementes, de deixá-las secar por infinitos dois dias!!, enquanto isso, existe o tempo de ir preparando a terra, deixando-a adubada, e de ir preparando os espaços onde cada semente nova vai ser acolhida. Depois, existe o tempo de acordar todos os dias de manhã e ver se está sol ou chuva, e perceber a quantidade de rega que eu vou precisar dar nas plantas naquele dia com aquela temperatura específica. É integração com a natureza mesmo. É conversar um pouco com cada muda. É o tempo de esperar dias e dias e dias e mais dias até a primeira folha verde aparecer na terra. Aí dá aquela felicidade. E é tempo também de continuar regando e cuidando, para que essa muda ganhe realmente força para crescer e se tornar o máximo de sua criação. Se você pára de cuidar, ela simplesmente para de crescer e até mesmo morre. Isso tudo é muito significativo e é por isso que a jardinagem é tão maravilhosa, tão relaxante e tão benéfica como atividade para as pessoas. Principalmente as que sofrem de algum desajuste com o Espaço-Tempo (ansiedade). A Jardinagem, estou percebendo isso, nos ajusta direitinho com o Tempo Real... o Tempo da Terra... ajusta o nosso relógio interno. Com a jardinagem, não tem isso de querer as coisas prontas para ontem. É cada coisa no seu tempo. E nesta etapa n. 11 é tempo de deixar as sementes secarem...
Estes sacos são super baratos e dá para reaproveitar várias vezes. Eu comprei no CEASA de Arcozelo por quilo. Deu R$ 14,00 um quilo desses sacos tamanho 10x12. Vem com mais de 100 unidades. É bom que os sacos já vem com furos embaixo, porque a raiz não pode encharcar.
![]() |
Saco de 10x12 e o maior |
Dica 11: Antes de plantar as sementes, deixe-as secar
![]() |
Deixando secar as sementes |
![]() |
Sementes secas prontas para plantar |
Dica n. 12: Na dúvida, é melhor menos água do que água em excesso
Lembre sempre disso: se estiver na dúvida se está regando demais ou de menos, vale a regra: menos é mais certo! Porque se você encharcar a raiz da planta, ela vai apodrecer e morrer. Se você colocar pouca água, a planta pode até ficar meio fraquinha uns dias, mas depois regando direito ela reage de novo. Como saber se a sua planta está feliz? As folhas não ficarão amarelas, ficarão verde vivo e saudáveis.
Dica n.13: Como fazer a "piscininha" em volta das roseiras
Bom... Cuidar bem de roseiras realmente é uma arte à parte... (As orquídeas eu ainda não comecei a plantar lá no sítio, mas em breve...) As minhas primeiras roseiras foram essas lindonas aí: lilás e rosa chá. Essas eu comprei já maiorzinhas em uma loja de jardinagem no centro de Paty do Alferes. Foi R$ 15,00 cada pé. Eu tive sérios problemas com as minhas roseiras nos primeiros dias, porque a vendedora me falou que bastava eu cavar um buraco na terra e colocá-las lá e regar todo dia. Mas, em poucos dias, as folhas da roseira começaram a ficar amarelas e eu estava achando aquilo muito esquisito. Tudo bem as flores murcharem depois de alguns dias, porque as flores trocam mesmo. Elas murcham, e aí você precisa cortar com a tesourinha de jardineiro a flor morta, para dar força para as flores novas desabrocharem. Até aí tudo bem. Mas a folhagem ficar amarela, não está tudo bem.
Bom, gente. Ainda vai ter muito mais dicas de jardinagem, de roseiras, e de outros tipos de plantio de frutas, hortaliças e verduras! Os meus desafios de plantio na Casa da Samambaia estão apenas começando... Ainda tem muita, mas muita terra mesmo para embelezar e frutificar!!! Até mais, e boa jardinagem para você também!! :)
Lembre sempre disso: se estiver na dúvida se está regando demais ou de menos, vale a regra: menos é mais certo! Porque se você encharcar a raiz da planta, ela vai apodrecer e morrer. Se você colocar pouca água, a planta pode até ficar meio fraquinha uns dias, mas depois regando direito ela reage de novo. Como saber se a sua planta está feliz? As folhas não ficarão amarelas, ficarão verde vivo e saudáveis.
Dica n.13: Como fazer a "piscininha" em volta das roseiras

A sorte foi que o Seu João veio me acudir. Ele disse "minha filha, essa roseira aí não vai vingar desse jeito, não. eu vou te ajudar porque eu tô até com pena de você". Eu pensei "Poxa". "Tá bom, Seu João. Como que a gente faz, então?"
Ele me pediu uma enxada e eu dei a ele. Ele deu uns murros na terra com a enxada e eu preocupada dele machucar a roseira. Mas, que nada. Ele é a voz da experiência. Com muita destreza, ele tirou, com todo cuidado, a muda da terra, e colocou ela no lado. Aí ele cavucou muito, muito a terra, deixando ela bem "fofa". Bem arejada. A terra me pareceu muito muito bagunçada. Eu jamais teria deixado a terra desarrumada daquele jeito. Eu tinha dado uns tapas na terra em volta da roseira pra ficar bem arrumado, mas isso estava deixando a raiz da flor sufocada. E aí o seu João fez um buraco bem mais fundo na terra, colocou a roseira de volta lá, e me explicou que vamos ter que colocar esterco (cocô de vaca) ali na terra para ela ficar mais forte. Fazer o que?... Então vamos, né? Coisas da terra. E aí ele simplesmente deixou a roseira lá, no meio daquela terra toda bagunçada. Ele disse que estava "afofada". Pena que eu não tirei foto disso na hora. Estava realmente uma bagunça a terra, mas ele achou ótimo. Eu deixei daquele jeito mesmo, se era o certo, então que fosse. Eu perguntei, "Essa piscina que o senhor fez em volta da roseira, qual o nome que dá, seu João?"
"É cova, minha filha."
"Ah, tá."
"Essa cova é pra água poder ficar perto da raiz, quando chover. Senão a água escapa e a raiz não consegue beber água. A roseira morre. Tá vendo? Você já tava perdendo essa planta, minha filha. Eu vim aqui te ajudar."
"Obrigada, seu João..."
Gente. É muita coisa. São muitos detalhes. Muita coisa ainda realmente que preciso aprender de como lidar com a terra. Estou apenas começando. Estou me sentindo no b-a-bá do b-a-bá.
É o que eu disse... uma coisa é saber uma coisa ou outra sobre os princípios ativos das ervas que beneficiam a nossa saúde... outra coisa é esse novo nível de integração com a terra que estou tendo a oportunidade de vivenciar agora...
Bom, gente. Ainda vai ter muito mais dicas de jardinagem, de roseiras, e de outros tipos de plantio de frutas, hortaliças e verduras! Os meus desafios de plantio na Casa da Samambaia estão apenas começando... Ainda tem muita, mas muita terra mesmo para embelezar e frutificar!!! Até mais, e boa jardinagem para você também!! :)
![]() |
Tenho 20 metros de jardim de cada lado na rampa de entrada... Estou apenas no início dessa nova jornada... :) |
Natália Biancovilli (Atma)
Analista de Sistema Cósmico de Tempo Real,
Instrutora na Escola do Cósmico,
Instrutora na Escola do Cósmico,
Fitoterapeuta, Reiki Master, Floral Terapeuta, Escritora
Idealizadora e Fundadora da Casa da Samambaia, da Arara Real Fitoterápicos Artesanais Frequenciais e da Editora Favo de Mel (antiga Editora Biancovilli)
natalia.arara.real@gmail.com
atma.sensibilidade@gmail.com
atma.sensibilidade@gmail.com
Whatsapp: 21 9-9516-0106