RECEITA DE GEL PARA ARTRITE OU ARTROSE, COM SAMAMBAIA-DA-PEDRA MOLHADA:
Essa receita eu aprendi no Mercadão de Madureira, com as erveiras de lá.
Indicação:
Artrite. Artrose. Dores no corpo. Inchaço Cansaço. Falta de conexão com a inteligência da vida.
Ingredientes:
300 gramas de samambaia-da-pedra molhada (colhida na beira de cachoeiras)
300 gramas de folhas de eucalipto
1 litro de álcool de cereais (ou álcool comum mesmo, pois será para uso externo)
1 cápsula de mentol
1 garrafa âmbar (escura) de 1 litro e meio ou 2 litros
1 etiqueta
Modo de preparo:
Ferva a garrafa âmbar por 20 minutos, desinfetando-a. Deixe secar, emborcada. Despeje então 1 litro de álcool de cereais na garrafa. Pique as folhas de samambaia e de eucalipto, acondicionando-as nesta garrafa. Feche a garrafa hermeticamente e deixe a mistura curtir por 30 dias, sacudindo a mistura todos os dias. Lembre-se de colocar uma etiqueta na garrafa, informando o conteúdo contido nela, e a data da feitura.
Após os 30 dias, coe a mistura, retirando as folhas (descarte-as e jogue fora), e guarde apenas o líquido verde fitoterápico. Adicione na garrafa 1 cápsula de mentol, para dar um efeito anestésico maior na região a ser tratada.
Modo de usar:
Aplique o líquido nas regiões doloridas duas vezes por dia, e massageie suavemente. Se preferir, pode abafar com uma toalha de algodão bem fofa, e deixar agir por 21 minutos. Fazer esse tratamento por 30 dias.
SAMAMBAIA: AQUELA QUE OUVE:
- Chamava-se Filix, em Latim.
- Pteridófita - vem do grego Ptérís, Idos, feto, relacionado a Ptérón, asa, mais Phytón, planta vegetal. Planta vegetal com asas, aquela que pode ouvir.
- É como um telefone entre os Reinos vegetal e humano. Aqui o humano pode acessar a grande sabedoria ancestral da Samambaia, que está ligada com Pacha Mama.
- As samambaias são plantas verdes que lembram aranhas, lembram florestas tropicais e também lembram a casa da vovó.
- Elas existem desde a época da pré-história, são mais antigas que os Dinossauros. Possuem grande carga de informação ancestral.
- Tem mais de 1.200 cromossomos (os humanos têm 43).
- Muito antes das flores existirem, as samambaias gigantes dominavam florestas imensas, e foram testemunhas de vários acontecimentos terrestres. Há milhões de anos, assim era o cenário: samambaias gigantes cobriam a Terra com seu verde de imensas conexões.
- O nome Samambaia vem do Tupi ham ã´bãe, e significa aquele que torce em espiral. Ao longo destes milhões de anos, elas apresentaram uma grande capacidade de se adaptar a todo tipo de ambiente: rochas, penhascos, beira do mar, e algumas vivem até mesmo na água. Ser vegetal dotado de grande inteligência (capacidade de adaptação).
- Desenvolveram adaptações marcantes em meios extremos (alta capacidade de adaptação, ou seja, são seres muito inteligentes);
- É um dos seres vegetais mais antigos deste planeta;
- Traz grande carga de informação ancestral em seu DNA;
- Possui ampla distribuição mundial: existem em todo o planeta Terra. Vá em qualquer país do mundo e lá você irá encontrar uma samambaia;
- Criam uma grande rede de comunicação entre todos os seres vegetais;
- Grande portal de comunicação entre os humanos e o Reino Vegetal, e outros Reinos.
Magia e cura da Samambaia:
- Umidifica o ar.
- Neutraliza compostos tóxicos.
- Traz uma sensação de realização no ambiente.
COMO CUIDAR DAS SUAS SAMAMBAIAS:
A sugestão do florista onde comprei a minha primeira samambaia foi a de regar a planta três vezes por dia, com pouca quantidade de água. Mas, em diversos blogs, eu li que a samambaia não gosta de água demais, porque enxarca suas raízes. Então eu tive que ir testando mesmo, para ver a quantidade que as minhas samambaias iam preferir, e então eu rego-as uma vez por dia, no início da noite, depois que o sol se põe.
As minhas samambaias estão bem fresquinhas e saudáveis. Também tomo cuidado para não encharcá-las demais.
Sempre dou leves tapinhas nas pontas para dizer a elas o quanto as amo.
No inverno, pode diminuir as regas. Nos dias quentes, elas também gostam quando a gente borrifa uma água temperatura ambiente nas folhas, além de molhar a raiz. É bem refrescante para elas. Elas adoram.
As samambaias também gostam quando eu nutro suas raízes, duas vezes por semana, com:
- borra de café;
- sementinhas de mamão;
- casca de ovo moída.
Isso as deixa bem nutridas e bonitas.
Você também gosta de samambaias? Segue algumas dicas de como cuidar delas:
- Não deixá-las embaixo do sol. Elas gostam de luz indireta. Adoram uma sombrinha. A luz direta queima as folhas.
- Colocar fertilizante natural 1 vez por mês, sólido ou líquido.
- Cantar para elas uma vez ao dia.
- Retirar as folhas e galhos secos 1 vez por mês.
- Não deixar pegar vento. O vento frio do inverno então, nem pensar. Elas queimam e desfolham.
- Não ficar mudando de lugar. As samambaias, quando encontram o seu "canto", elas gostam de ficar ali. Ficar mudando as samambaias de lugar gera estresse nelas e elas podem secar. Então, se ela estiver com a cor bonita, sinal que ela está gostando daquele lugar. Deixe ela ali. Porque ali ela gostou da luminosidade, da temperatura e tudo mais.
- Se plantar no solo (também pode), o solo deve estar levemente úmido e não enxarcado. Procurar um solo rico em matéria orgânica e bem fertilizado.
- Insetos em geral não gostam das samambaias. As inimigas da samambaia são as cochonilhas. Para combatê-las, usar o sulfato de nicotina (deixar o fumo de molho na água, coar e borrifar a água com fumo na samambaia). Também pode borrifar chá de alamanda ou óleo de nim.
- As samambaias podem ser cultivadas em vasos, jardineiras ou no chão.
- Manutenção: quando muitas raízes estiverem sobrando do vaso, é hora de saber que o vaso está muito pequeno para a planta. Esta é a hora de dividir as touceiras. Retirar os filhotes que surgem, com muita delicadeza, assim como os rizomas, e plantar em um novo vaso.
MAIS SOBRE A SAMAMBAIA:
As samambaias variam desde plantas minúsculas até formas arborescentes que atingem 20 metros!
- Samambaia. Pleopelts peopeltifolia. (Raddi). Polypodium pleopeltifolium.Família: Polypodiaceae. Tipo NATIVA, endêmica do Brasil.
- Samambaia-dos-banhados. Blechnum schomburgkii (Klotzch). Família: Blechnaceae. Tipo NATIVA, endêmica do Brasil.
- Samambaia-do barranco.
- Samambaia chifre-de-veado.
- Samambaia-doce.
- Samambaia-do-campo. Nome científicvo: Pteridum arachnoideum. Família: Dennstaectiaceae.
- Samambaia-espada.
- Samambaia-Graciosa, chamada de Rabo-de-Arara. Nome científico: Niphiodium crassifolium (L.). Família: Polypodiaceae. :)
- Samambaia Paulista, também chamada de Escadinha-do-Céu, ou Samambaia-de-metro. Nome científico: Nephrolepis cordifolia. Família: Pteridophyta. Originária de diversos lugares: Chile, México, Japão, Nova Zelândia, entre outros. É a Samambaia mais cultivada e conhecida no Brasil.
- Samambaia-preta.
- Samambaia rabo-de-gato.
- Samambaia-das-taperas.
- Samambaia-da-pedra-molhada. (Dá em beira de cachoeiras.)
〰
Texto sobre as samambaias canalizado por Andreia Fortes, bióloga & terapeuta holística:
"A samambaia é uma planta muito antiga em nosso planeta e atua como planta com diversas capacidades medicinais/ vibracionais pois:
É uma.planta muito antiga e tem a sabedoria armazenada desde os primórdios de Gaia.
A quantidade de cromossomos corresponde à luz cristalizada.
Ativa os códigos de autocura e ascensão no DNA humano. Essa atividade acontece no DNA não codificante (de origem ET). Essa ativação acontece porque o DNA dá samambaia tem uma frequência de vibração elevada e pode, como quantum de luz, promover a vibração das regiões específicas no DNA humano. Estas regiões ativadas conseguem induzir mudanças de expressão de proteína nas células, modificando o metabolismo.
As proteínas produzidas desta forma tem um padrão ligeiramente modificado. Pode-se dizer que há uma transferência da inteligência quântica da planta para a célula humana.
Cabe lembrar que o padrão de sinalização celular e modificado e a informação quântica pode ser transmitida até mesmo para células distantes via snRNAs.
Esse padrão pode ser ampliado através de estado meditativo. Pois a informação pode chegar a área neurovegetativa do SNC.
A samambaia-da-cachoeira está conectada ao elemento água e atua também no corpo emocional, podendo induzir limpeza de padrões e memórias por gerar ressonância com padrões de perfeição. É uma espécie de "alinhamento energético" botânico. Ela facilita o acesso aos padrões de perfeição e atua nas dimensões física, espiritual, mental, emocional.
Ela realoca o indivíduo no local mais adequado no sistema. Fortalece a resiliência e sensação de gratidão e integração com o todo.
As frequências de perfeição armazenadas no DNA da samambaia são como cristais quânticos.
Traz o espírito dá renovação pois se adapta nas pedras em ambientes cuja plantação está crescendo e se renovando.
Acrescenta aos chacras os atributos da Lei Divina e Amor.
Gera imensa Proteção por elevação do campo vibracional dá pessoa (age na faixa do azul)."