A História de Beta


"Minha vida tem sido uma mistura de dois mundos _ realidade e sonho _ muito calcados numa intuição interior. É a descoberta de uma verdade ampla no mais profundo do meu ser. São mergulhos profundos, avassaladores, onde imagens afloram, muitas vezes de forma incompreensível. Daí o perseguir, desesperadamente, valores reais, na tentativa de lançar luz na obscuridade, dentro de um processo que a medicina chama psicótico.


O que é adoecer ? Não saberia responder corretamente. Às vezes penso que é o viver um relacionamento de choques culturais_ onde a paixão do ter se torna uma luta de classes, com valores desencontrados do ser. É bem o espelho social de uma sociedade também bastante doente, onde o homem ainda vive modelos estereotipados calcados em modelos obsoletos e esclerosados."


(Trecho da obra "A História de Beta", da autora Elisabeth, que foi paciente da Dra. Nise da Silveira, psiquiátrica que marcou a história do tratamento psiquiátrico no Brasil, disseminadora dos métodos de Carl Gustav Jung. Nise da Silveira lutou por tratamentos mais humanos para os pacientes com transtornos mentais.)