Oie! Outro dia, eu fiz uma receitinha maravilhosa aqui em casa: coxinha de jaca! Ficou tão maravilhosa que eu fiquei com muita vontade de criar um post compartilhando esta informação! Então vamos lá, porque é muito fácil fazer a coxinha de jaca e é uma opçãoexcelente de salgadinho para servir na noite de Natal e do Ano Novo! Iuhuu!!! :))
1- Primeiro, dê um jeito de conseguir uma jaca! haha! Ela tem que estar bem verde! Ela não pode estar madura, senão o gosto não fica bom, hein? Para saber se a jaca está mesmo bem verde, apoie uma mão em cima dela e ela não deverá afundar.

2 - Muito bem. Agora você vai passar óleo em uma faca e também em toda a jaca, para que aquele visgo dela não grude em você. Irct! Toda vez que você cortar um pedaço da jaca, você deve passar de novo óleo na faca! Atenção: muito cuidado para não cortar a sua mão!!! Eu cortei um dedo enquanto fazia isso! Então faça tudo com muito cuidado! Não precisa tirar a casca da jaca nem cortá-la em pedaços muito pequenos. Você pode cortar a fruta em pedaços bem grandes mesmo e, somente depois de cozinhar é que você vai tirar a casca. Antes de cozinhar não dá, porque ela é muito dura!
3 - Agora coloque os pedaços da jaca em um panelão para cozinhar. Se tiver uma panela de pressão grande, pode usar. Coloque um pouco mais de sal do que colocaria se fosse qualquer outro tipo de alimento... isso porque a jaca é doce e se você não der uma caprichada a mais no sal, ela pode não ficar muito boa.
4 - Muito bem. Já cozinhou a jaca? Ótimo! Então depois da jaca estar bem cozida e macia, agora é a hora de tirar a casca da jaca. Retire toda a casca, e vá juntando a polpa em uma outra cumbuca. A polpa é o que você vai usar para temperar como se fosse frango, com a vantagem de não ser frango, tadinho do bichinho. :)
5 - Refogue muito bem a jaca. Se você preferir, pode não utilizar o alho e a cebola, para que o alimento não fique rajásico (agitador de mente). Você pode usar assafétida, orégano, molho shoyu... Confesso que, para fazer aqui em casa, eu usei alho e cebola mesmo... porque eu queria que todo mundo experimentasse e achasse muito saborosa a coxinha de jaca.. Então optei por um tempero não tão diferente... e também porque eu não tinha outras opções em casa. Coloquei muito tempero: tomate picadinho fresco, cebola picadinha, alho muito fresco, salsinha fresca, molho shoyu, cuminho.... Pode temperar com o que você gostar! O importante é ficar deliciozézimo! Mas se você pretende meditar na noite do Ano Novo, não use cebola nem alho.
![]() |
Jaca deliciosamente temperada. |
6 - Ah, uma coisa que esqueci de dizer é: dá um trabalhão enorme preparar isso tudo, gente! Pela madrugada! Catar jaca, cortar jaca com a mão toda lambuzada de óleo tomando cuidado para não se cortar, cozinhar a jaca, tirar a casca da jaca, cortar todos os temperos, refogar tudo.... e depois ainda fazer a massa, bater a massa, moldar as coxinhas e depois ainda fritar.... DICA IMPORTANTÍSSIMA: JAMAIS - MAS JAMAIS MESMO - deixe para fazer isso tudo num dia só!!! Senão você vai se arrepender amargamente, assim como eu me arrependi. Porque no final do dia eu fiquei tão cansada que mal conseguia mastigar a minha coxinha de jaca! Já viu girafa mastigando? Era eu! O ideal é um dia catar a jaca, outro dia cortar e cozinhar no máximo refogar, no outro preparar as coxinhas e congelar. E somente depois fritar! Depois não diga que eu não avisei, hein! rsrsrs
7 - Massa de salgadinho. Isso aí você pega uma receita no youtube. Eu gostei muito de uma receita que achei de massa temperada. Era assim: você coloca um litro e meio de água para ferver. Quando estiver fervendo, você joga meio saco de farinha de trigo e mexe bem até cozinhar tudo. (Haja braço!) Coloca um pouco de sal também. Joga dois tubos de caldo Knorr de legumes. Ou sal e tempero naturébis (eu prefiro, pq fica mais saboroso). Depois, você unta uma mesa com farinha e fica sovando a massa um tempão, porque isso é essencial para a massa ficar muito fofinha e deliciosa. Mas, por favor, coloque no youtube "como fazer massa de salgadinho" e assista um vídeo!
8 - Com a massa pronta, é a hora de chamar alguém para te ajudar (se possível) e fazer dezenas ou centenas de coxinhas de jaca, recheando-as com aquele temperinho maravilhoso que você havia preparado alguns dias antes e congelado!! Hm.... Agora estamos quase lá! Uhu!
9 - Com as coxinhas prontas, é a hora de
congelar algumas e guardá-las em tupperwares, para ter sempre alguns
salgadinhos para comer e para servir no caso de receber visitas! Bom
apetite! :)
![]() |
Desculpem porque a foto não está muito bonita por causa do guardanapo ensopado. |
Observações: o que mais me tocou o coração foi a quantidade absurda de alimento que uma única jaca nos ofertou à mesa! Olha, mas foi muita... muita jaca mesmo que rendeu! Uma única jaca, já sem toda a casca e desfiada, deu um pote gigante que seria o equivalente a uns 4 quilos de frango, ou talvez uns 5 quilos... É uma prosperidade muito gigantesca que a jaca traz!
Você pode fazer para consumo próprio, para servir os amigos e também pode fazer para vender por encomenda, ou vender em eventos naturébis, sei lá! :))
Bem, espero que você tenha gostado da receita mas que principalmente coloque a mão na massa e faça algumas coxinhas de jaca para experimentar! :)) Lembre-se: capriche beeeeeeeeeem no tempero e...
BOM APETITE! :)
BOM APETITE! :)
OBRIGADA PELA OPORTUNIDADE DE SER VIR.
Atenção, terapeutas! Venham fazer parte do Clube da Prevenção! É grátis! http://clubedaprevencao.blogspot.com.br
Atenção, terapeutas! Venham fazer parte do Clube da Prevenção! É grátis! http://clubedaprevencao.blogspot.com.br
Atma Natália B.
Artista plástica, shiatsuterapeuta, escritora
e sócia-fundadora da Editora Biancovilli
Curta a Editora Biancovilli no facebook
Siga-nos no Twitter:
@Ed_Biancovilli