Assédio moral familiar é quando o pai ou a mãe massacram seus filhos psicológica e emocionalmente. Aparentemente, eles "dão tudo" e "não deixam faltar nada". E a má notícia é que haverá um preço muito alto a se pagar por isso...
Se você percebeu que seu pai ou sua mãe tem problemas emocionais que afetam diretamente a você, não alimente essa energia. Ou seja, não aceite as ofensas, não aceite sentir-se magoado. Procure não sentir raiva da pessoa também. Isso só vai fazer com que esse mundinho terrível e estreito em que sua mãe ou seu pai vivem se torne ainda pior. Eu sei que isso pode ser difícil, mas procure sempre enviar uma oração para ele ou ela, pedindo a Deus que deixe cair uma gota de alívio que seja naquele espírito sofredor. Não se refira a esta pessoa como "perturbada", "louca", "chata" nem nada do tipo. Nem mesmo em pensamento. Senão vai ser pior para você, que estará alimentando esse ódio e ele retornará para você.
Se seu pai ou sua mãe, ou nenhum dos dois, é capaz de valorizar você e te falam palavras dolorosas para você, faça um favor para você mesmo: deixe para lá. Isso mesmo: deixe entrar por um ouvido e sair pelo outro. Isso vai libertar você, porque, então, você não vai entrar na mesma sintonia doentia do umbral em que esta pessoa vive. Viva no "seu mundo". Construa um mundo feliz para você!
Você já parou para pensar que cada um vive no mundo que quer? Na morada que quer?
Sim. Tem gente que vive em um mundo de invejosos. Para esta pessoa, todo mundo é invejoso. Tem gente que vive num mundo de canalhas. Para ela, todo mundo é canalha. Tem gente que vive em um mundo de incompetentes. Para ela, todo mundo é incompetente. Saiba que tudo o que vemos no mundo é um espelho do nosso interior. Um espelho que mostra direitinho como nos sentimos lá dentro... lá no fundo da gente...
Então, observe o seu comportamento sempre, para ver o que está refletindo na sua vida...
Então, se os seus pais sempre dizem que você é isso ou aquilo, este é o mundo em que seus pais vivem. Esta é a forma como eles enxergam a vida. Isso pode estar dentro deles. Caberá a você fazer uma investigação dentro do seu interior para ver o que é verdade ou não.
Faça isso de modo tranquilo. O autoconhecimento é sempre bem-vindo.
Saia. Esteja com amigos. Esteja sozinho com você mesmo. Sinta-se bem. Permita-se sorrir. Trabalhe. Sirva. Seja útil à sociedade. Seja feliz.
Um abraço,
Atma.
atma.sensibilidade@gmail.com
ed.biancovilli@gmail.com
Sócia-fundadora e idealizadora da Editora Biancovilli
@Ed_Biancovilli