Oie!
Hoje vou dar uma receita de sopa de ervilha super nutritiva! O segredo está nos temperos, além do próprio grão da ervilha que, por si só, já é cheio de vitaminas e minerais, como o ferro!
Este sal verde que você está vendo na vasilha ao lado é o meu grande segredo de tempero esta semana. hihi. Eu fui ao moço das ervas, aqui perto de casa, e comprei: manjericão, alecrim, salsa e sálvia.
![]() |
Salsinha |
Comprei também uma babosa. Deu R$ 10,00 tudo. Voltei para casa com a sacola e preparei dois quitutes verdes:
![]() |
Manjericão |
1) Sal com alecrim, sálvia, salsa, pimenta e azeite;
2) Azeite maravilha com manjericão, pimenta do reino e castanha-do-pará. (É esta garrafa bonita do lado da panela. É este azeite que vai dar um toque final bem especial no seu prato!!)
![]() |
Sálvia |
Bem, agora que você já bateu o seu sal marinho no liquidificador com as folhas que eu citei acima, e já fez também uma garrafinha de azeite mágico especial, agora vamos à sopa de ervilha nutritiva, que é a sugestão de hoje!
![]() |
Alecrim |
Coloque as ervilhas na panela de pressão. Água pela metade da panela. Coloque o sal nutritivo à gosto (não precisa colocar muito, um tiquinho só já vai funcionar).
Tá vendo? Eu coloquei menos de meia colher. O segredo do tempero não é o excesso de sal, mas sim as folhas verdes bem cheirosas e fresquinhas!!
Se você não planeja meditar hoje, então pode fazer uma sopa mais rajásica... com alho e cebola... Você já ouviu falar em Medicina Ayurvédica? Ela fala sobre os alimentos Rajásicos, Tamásicos ou Sátvicos... Não vou me estender muito sobre esse assunto aqui (amo ler sobre a Medicina Ayurvédica!!), mas posso simplificar dizendo que os alimentos rajásicos são aqueles que deixam a mente agitada, e te deixam assim mais "Pita", mais ligeirinho... Mesmo assim, a minha língua hoje estava querendo comer alho e cebola e, por isso, eu coloquei meia cebola picada em cubos e quatro dentes de alho picados ao meio. (Fazer o que?? rss)
Hm... Tá ficando nutritivo e saboroso demais, hein?? :) Vendo pelo lado dos benefícios do alho e da cebola, nós sabemos o quanto estes alimentos nos auxiliam a manter as colônias de bactérias e fungos do nosso corpinho controladas, fora mil outros benefícios que podemos encontrar sobre eles no Tio Google, se formos procurar!
Essa sopa é tudo de bom! A pimenta só não deve ser usada no caso de problemas de saúde que impeçam. Mas sabemos dos efeitos relaxantes da pimenta, que podem auxiliar nos quadros de dores pelo corpo...
15 minutinhos depois......... Está pronta a sopinha!!! Regue com o azeite mágico e..... splt!! :) Bon apetit!!!
Eu tive a ideia de colocar as castanhas-do-pará batidas no azeite por causa de uma conversa que tive certa vez com uma conhecida minha que é filha de uma curandeira da Amazônia. Ela me contou que os índios comem sempre essas castanhas, porque esse óleo é o que deixa a célula bem hidratada e, portanto, bem jovem, vistosa, saudável e funcionando muito bem! Ela também me contou que eles pingavam, todo dia, uma gota de óleo natural de copaíba no café, bebiam e davam para as Crianças beberem... para manter sempre a boa saúde. Por isso que eu adicionei as castanhas ao azeite.
Eu me sinto um pouco mal de ficar falando "o manjericão é bom para isso", o "alecrim é bom para aquilo", como se eles fossem "coisas". Os seres verdes não são coisas. São Seres vivos. Recomendo a Leitura do livro "A vida secreta das plantas", para quem quiser mais informações.
Mas isso é papo para outro post. Enquanto isso, apenas delicie-se com a sua sopinha super nutritiva! Mas agora eu vou sair para caminhar porque não adianta nada colocar os nutrientes amigos para dentro do corpo e não proporcionar a explosão de movimento necessária para o metabolismo celular...... Falei disso no post de ontem, quando dei a receita do suco de babosa com maçã.......
Abraços e até a próxima receitinha! :)
Atma
atma.sensibilidade@gmail.com
ed.biancovilli@gmail.com
Sócia-fundadora e idealizadora da Editora Biancovilli
@Ed_Biancovilli