Uma visão inspiradora...



Querido Diário,

Um dos símbolos mais bonitos da transitoriedade da vida são as mandalas de areias coloridas... É uma visão inspiradora ver os monges em divinos passatempos. 

O ensinamento das mandalas me ajuda sempre, em vários momentos da minha vida. Junto com as mandalas, vem a frase: "não se preocupe, isso vai passar, seja bom ou seja ruim, vai passar". Um desafio para os seres humanos é realizar uma atividade com toda a sua excelência, dedicação e criatividade, mesmo sabendo que aquela obra será, inevitavelmente, destruída. E mesmo assim se lançar de corpo e alma.

Acho que o segredo é não achar que nada externo é que vai conceder a felicidade para o seu coração. Porque relacionamentos terminam. Filhos se vão ou morrem. E isso não acontece porque "Deus é mau". São Leis da Vida. Tudo é impermanente nesse mundo. O seu espírito deve ser capaz de entender isso. Ou viverá uma vida miserável de sofrimento. O mesmo homem que diz que só tem olhos para você, no instante seguinte está admirando, como se fosse um cachorro, uma mulher bonita que passa do outro lado da rua. As mesmas pessoas que um dia te elogiaram, no dia seguinte, ou pelas suas costas, estão te criticando. Um amigo que era o seu apoio emocional, no instante seguinte foi morar do outro lado do Continente. 

Mas lembre-se do ensinamento do Senhor Buda:

"Você já tem tudo no seu coração."

Repita isso sempre, e encontre essa felicidade, essa plenitude, essa sabedoria, essa força, essa energia dentro de você mesmo... Você já tem tudo no seu coração... sinta-se assim e nada mais te faltará. Você será capaz de transitar pelos mundos, pelas eras, pelas histórias dos outros e pelas suas próprias histórias, mas só que agora com uma lucidez libertadora. E, então, você será, finalmente, feliz.

Até mais.

Atma.