LUZ É MATÉRIA.

Ontem, sabadão, mais um dia de aula integral no curso de Medicina Oriental na Neijing. O Professor Victor sempre faz aquela recapitulação básica das aulas anteriores no primeiro tempo de aula. Para mim, foi ótimo, pois infelizmente perdi a aula anterior, quando ele começou a falar sobre o Reino do Fogo, o Qi do caminho de luz do Coração.

“Vamos lá, pessoal,” perguntou o Professor. “E a luz?”

“É abstrata!” respondemos, a um tempo só, em voz bem alta, uma colega de turma e eu.

O Professor fez uma careta. “Abstrata? A luz é abstrata?”

Eu fiquei com cara de quem não estava entendendo nada. Quem manda faltar aula.... Ué, a luz dos canais de luzes da acupuntura não são abstratas, não? São, sim, ninguém consegue ver os canais! Não entendi...

“Luz é matéria!” disse o Professor. “Você já viu o que um laser é capaz de fazer? É luz, matéria, condensada a tal ponto, que pode destruir um objeto, com facilidade.”




Olhei para a colega ao meu lado. Não lembro o nome dela, mas ela tem os cabelos bem longos, meio vermelhos, os olhos castanho-escuros de uma energia suave e compassiva. Também é uma estudante de bioenergia, bio isso, bio aquilo, já fez curso com o Camodego, com o Paulo, Enilson, com todo mundo lá no Zênite.

“Caraca, só agora a minha ficha caiu...” sussurrei para ela, estupefata.

“Para mim também...”

Não dá para explicar o que sentimos naquele momento. Foi alguma coisa na entonação da voz do Professor... Foi alguma coisa nos olhares de nossos colegas de turma... Era tão óbvio, claro: a luz é completamente material! Nós é que temos o hábito de associar o astral, o mais etérico dos etéricos, o mais sutil do sutil... à luz! E, realmente, dentre todos os reinos, o reino da luz (fogo) é o mais sutil de todos, mas ainda assim... matéria!




“As vias de luzes seguem essa trajetória aqui...” explicava o Professor Victor, fazendo um detalhado e complexo esquema no quadro negro. Mas eu só pensava na minha incrível descoberta: luz é matéria! Ainda bem que a aula estava sendo gravada, pois assim eu poderia ouvir, mais tarde, o que o Professor estava falando naquele trecho.

Alguns instantes depois, tornei a ouvir a voz dele, “A manifestação mais sutil do Reino Mutante do Fogo é a Luz Vermelha,” continuava o Professor. “A Luz Vermelha entra pelo Sul, cria o calor e o fogo, que se condensam no sabor amargo. O sabor amargo cria o Coração. Essas manifestações, desde a Luz Vermelha até o órgão coração e a víscera intestino delgado, são níveis de densidade de uma mesma característica energética.”

“Níveis de densidade de uma mesma característica energética...” anotei em meu caderno, satisfeita. “Faz todo sentido.”




Aí um aluno perguntou sobre a refração da luz, vinda do Cosmos, e se esta seria então a primeira estância da criação do homem, do ponto de vista energético.




“Aí você já está entrando no mérito da Metafísica,” elucidou o Professor. “Esse assunto é muito interessante e nós poderíamos ficar o dia inteiro aqui falando sobre isso, mas, para a Medicina Tradicional Oriental, nós muito pouco sabemos sobre o céu, e nos atemos à embriogênese a partir do elemento Água, no Qi do Rim, onde a Luz é Preta e, por isso, contém todas as possibilidade das cores da Luz, de onde podem surgir todas as possibilidades para o Homem...”

Pior que não teve como frear o assunto, não. Eu entrei falando sobre os cristais de apatita que existem dentro da glândula pineal do cérebro humano. O Professor não resistiu e comentou sobre o vídeo de um professor de São Paulo, que fala justamente sobre a cristalização da pineal no cérebro dos chamados “médiuns”. O Paulinho (colega que puxou o assunto da metafísica) falou mais sobre refração da Luz....



E assim, seguimos no assunto por mais uma boa hora em sala de aula.




Piadas engraçadas. Contos e causos. Assuntos mágicos e transcendentais. Psiquismo. Espírito. Jung. Como dispersar a umidade no canal do estômago quando se retém umidade na Terra. O papel do intestino delgado em secretariar o Imperador, o Coração. Módulo de Regulação para despertar o Projeto Celeste do paciente, para que ele consiga seguir o Caminho do Coração. Tratamento para encontrar a Vocação. Histórias sobre o Congresso Internacional de Acupuntura do qual o Professor participou. Pausas para café e almoço. Aula. Aula. Aula. Muito bom! Pontos Shus antigos. Pontos Lo, Xi, Yuan, Mo... Muita coisa, tenho que estudar mais! Canal profundo de ID. Diagnose quando o paciente tem diarréia. Diarréia assim, diarréia assado. Para a próxima aula, memorizar as proporções do tórax e das costas, para localizar os pontos no local exato. Estudar os Shus antigos da via de luz do coração.

Via de Luz. Luz material.






Atma :)