A terapia da mandala
Material necessário:
1 - Um instigador de reflexões para o grupo
2 - Crianças, de todas as idades (de 0 a 120 anos)
3 - Areias coloridas. Quanto mais cores melhor!
4 - Uma base circular de aço puro ou de madeira. Ou um círculo desenhado no chão.
5 - Um espanador primorosamente enfeitado.
6 - Silêncio no ambiente ou cantarolar de suaves canções.
Atividade:
Colocar todas as crianças em círculo, desenhando, juntas, uma mandala na base circular, jogando punhados das areias de cores diferentes. Todos formarão, juntos, uma mandala bem colorida. É importante que ela seja construída de modo primoroso, atentando-se para os detalhes. Que o trabalho seja excelente.
Não tenham pressa. Dependendo de onde e como esta terapia for implantada, ela poderá levar mesmo dias para ficar pronta. Sendo um evento de um dia só, poderá levar o dia inteiro.
Ao final do trabalho, a mandala estará pronta e todos poderão apreciar a sua beleza por vários momentos. Luzes de velas deixarão o ambiente bem agradável, bem como aroma de incenso no ar.
Passado algum tempo, o instigador de reflexões deixará o seu espírito ser embalado pela força universal e poderá falar sobre a transitoriedade de tudo neste mundo material. Mas que, mesmo tudo sendo transitório, devemos (por quê não?!) dar o melhor de nós mesmos para criar tudo belo e perfeito. A perfeição será a nossa intenção perfeita.
Todos se sentirão felizes. Deixe as pessoas livres para apreciarem, em silêncio, a mandala por mais algum tempo.
Depois, escolha uma das crianças presentes e entregue a ela o espanador. Peça que ela destrua a mandala, com golpes nas areais coloridas. Deixe a pessoa livre para destruir a mandala do modo como ela quiser, enquanto as demais observam.