Dica de Fitoterapia: Ácido úrico, colesterol, mancha na pele, ativador de coragem, clareador de mente...

O Chapéu-de-couro é uma plantinha maravilhosa. Eu sou até suspeita para falar, porque este ser vegetal me acolheu desde o primeiro dia da minha vivência na escola de fitoterapia.

Chapéu-de-couro é bom pra tudo um pouco! Limpa o sangue, ajuda os rins a funcionarem melhor, filtrando a água. Água e sangue fluindo em harmonia, o canal do fígado flui perfeitamente bem, e isso gera um resultado direto na clareza da mente, que pode ser desobstruída de fleumas desnecessárias. Qi, Xue, Gan, Shen... Em perfeito fluir...

Chapéu-de-couro, na estética, tira manchas da pele. Eu tive uma grata surpresa com o uso desta planta, porque a minha pele (que tem algumas manchas de sol) começou a ficar mais clarinhas, e algumas manchas simplesmente sumiram.

No campo emocional, esta planta trabalha a Coragem. Ela ativa todo o chakra laranja da realização. Então, de uma hora para outra, você se pega realizando ações que sempre quis realizar mas que, nem você entendia por quê, você não colocava em prática. De repente, tudo se clareia! Claro, é só fazer assim! É só não fazer assado!

E assim a chapéu-de-couro, mágica plantinha em seu misterioso universo, nos auxilia a realizarmos o nosso destino, sem medo, com coragem (porém, mantendo a prudência saudável e necessária). Clareia a mente. Dá vigor físico. Por ser depurativa, auxilia no processo de controle da obesidade. Controla ácido úrico, colesterol, etc etc etc.... A lista é grande. Chapéu-de-couro é bom "para um bocado de coisas".

Sabe aquele moço perto da sua casa que vende ervas? Compre um chapéu-de-couro com ele. Lave bem a folha com bastante água corrente. Peça licença ao ser vegetal para utilizá-la como remédio. Pique uma folha em um quarto e faça um chá. Beba 3 copos por dia. Atenção: Sinta, com a sua intuição, se você realmente precisa desta planta. Você pode utilizar um pêndulo, ou mesmo um oráculo para obter a resposta. Ou simplesmente sentir atração ou repulsa pelo uso da planta. Caso você não queria ingeri-la, pode apenas recostar o ser vegetal no chakra laranja e deixá-la fazer o trabalho dela. Pode recostá-la também sobre o chakra do coração, porque TODAS AS PLANTAS SÃO VERDES E, POR ISSO, O TRABALHO DE CADA SER VEGETAL SE INICIA, EM PRIMEIRO LUGAR, NO CHAKRA DO CORAÇÃO, PARA HARMONIZAR O CORAÇÃO DOS HOMENS. DEPOIS DISSO, CADA PLANTA TEM O SEU TRABALHO ESPECIALIZADO.

Algo que chama bastante atenção nesse trabalho mágico da Chapéu-de-couro é a harmonização canal do fígado - clareação da mente (Qi do Gan - Shen). Existem diferentes tipos de desarmonia mental, e muitos desses casos de desarmonia são oriundos de condições orgânicas mesmo, como constipação intestinal, ou fleumas de diferentes tipos. Imagine a fleuma como uma nuvem que atrapalha o sol (a mente) a brilhar. No caso do mau funcionamento das águas e do sangue (jing ye e xue), essa fleuma pode atrapalhar a claridade do organismo e, consequentemente, da mente. 

Siga a sua intuição. Converse com o erveiro da sua região. Aprenda sobre as plantas, pois tudo está na Natureza para nos beneficiar. Quanta abundância e prosperidade nós temos. Nestes tempos que estamos vivendo, devemos aprender a apreciar ainda mais toda a riqueza que temos nas coisas mais simples.



Com amor,


Atma :))