COMO FALAR COM O SEU FILHO SOBRE OS MISTÉRIOS - Exercício 3 – Aprendendo a respeitar o fogo invisível

Acenda uma vela e deixe seu filho admirar a beleza do fogo. Vejam as diferentes cores que compõem o fogo e pergunte ao seu filho o que ele vê e sente. (Atenção! Não deixe que ele veja onde você guarda os fósforos!)

Para que o seu pupilo compreenda que o calor do fogo se estende além de sua imagem, posicione a mãozinha do seu filho vários centímetros acima do fogo para que ele sinta que ali também existe calor, mesmo que as chamas estejam bem mais abaixo.

Atenção! Muito cuidado com este treinamento, para evitar queimaduras. A distância entre o fogo e a mão do seu filho deve ser grande, só para que ele sinta um calor brando. Lembre-se que a pele da criança é mais sensível que a dos adultos.

Diga para o seu filho, “A gente só pode ver o fogo até aqui (delimite o topo das chamas com um graveto ou outro objeto resistente), mas ele continua queimando mais acima... (coloque a mãozinha do seu filho vários centímetros acima da chama).” Insista, “Nós só podemos ver uma parte do fogo, que é esta chama da vela que nossos olhinhos podem ver. Mas existe uma grande parte do calor do fogo que é invisível!” (Faça ele sentir o calor invisível ao redor da chama de novo.)

Mais uma vez, seu filho estará sendo treinado para respeitar as forças invisíveis. Este tipo de treinamento é excelente para despertar nele o respeito pelas forças naturais e, é claro, entender o mundo de um modo mais intenso.

Abrace o seu filho e pergunte se ele está quentinho! “Você pode sentir o meu amor?”