Uma pincelada sobre a Bioeletrografia
DEDICATÓRIA
Dedico este livreto à minha amiga Patrícia, que me deu a máquina de bioeletrografa de presente.
Nota inicial
Este é um livreto começo a escrever agora mas já disponibilizo para consulta por mera curiosidade. Porém, ele estará em constante evolução de texto, arrumação da formatação, inclusão de fotos das pesquisas, etc e tal. A idéia é criar uma fonte de pesquisa para consultas futuras. Entretanto, o formato que apresento agora é o rascunho do rascunho do rascunho do esqueleto da obra. Até porque eu só tenho a minha bioeletrografia há três anos e ainda não fiz tanta pesquisa com minha máquina assim. Ainda tem muito chão para percorrer.
Pinceladas
A bioeletrografia é pesquisada mundialmente por vários cientistas.
A bioeletrografia foi reconhecida como FATO CIENTÍFICO em 2000 pelo Ministério da Saúde e Academia de Ciência da Rússia.
Foto Kirlian = Gas Discharge Visualization, descoberta pelo físico russo Dr. Konstantin Korotov, PhD.
O estudo da bioeletrografia aborda os campos: físico, mental, emocional e espiritual de uma pessoa.
Pelas mãos, passam diversos meridianos correspondentes aos canais da Acupuntura (ou seja, os trajetos invisíveis de energia que circulam pelo nosso corpo físico e imaterial). A qualidade do Qi (energia) que passa pelos pontos que se encontram nos dedos das mãos pode ser verificada na bioeletrografia.
A bioeletrografia mostra a energia extrafísica de uma pessoa.
Em meu trabalho, eu utilizo como base para o estudo das fotos os canais de Acupuntura localizados nos dedos. Porém, ainda tenho muito para observar e avançar em minhas pesquisas pessoais sobre a bioeletrografia...
O professor Milhomens foi um brasileiro que se dedicou bastante à pesquisa da bioeletrografia. Ele era um físico, e foi ele quem construiu a máquina que eu utilizo em meu trabalho (que a Patrícia me deu de presente!!). Ainda mantenho a versão antiga, feita de madeira, com rolagem manual do filme!). Milhomens dizia que “a energia é natural, portanto pertence à área da Física, e espírito e espiritual é teológico, da área religiosa. Não há como misturar uma coisa com a outra.” Sendo assim, ele analisava a bioeletrografia como fato científico apenas em seu aspecto material (físico), não levando em consideração possíveis elucubrações da área filosófica, psicológica, emocional nem espiritual.
Contudo, sabemos que uma não existe sem a outra, já que são intrínsecas em si mesmas. Como estudante do extrafísico que sou, estudante de acupuntura (canais invisíveis que passam pelo corpo), o meu interesse na pesquisa difere do que animava o respeitável professor Milhomens. Eu já procuro analisar as emanações gasosas com todo o seu contexto orgânico (material), sim, porém observo que o orgânico é um reflexo da emoção, do pensamento, do imaterial enfim.
O que a bioeletrografia registra, afinal? (O que é aquilo que vemos nas fotos?)
GASES (ar)
e
VAPORES (água)
emitidos pelos poros de nossa pele.
Conforme a composição química dos gases e vapores exalados pelas descargas elétricas dos elétrons, surgem as diversas cores e estruturas na foto Kirlian. Os gases e vapores são produzidos durante o metabolismo.
Ironildo Bosseli, do departamento de pesquisas psicobiofísicas da fundação espírita Américo Bairral, pesquisou por oito anos o efeito Kirlian. Ele diz que a Kirlian mostra a ionização do ar, acarretado pela descarga elétrica, que forma um halo (o efeito corona). Ele disse, “Daí é possível afirmar que é possível diagnosticar estados físicos e emocionais vai uma distância muito grande. Não podemos afirmar com segurança”. (Pesquise sobre o efeito corona no Tio Google.)
Ou seja, ainda existe controvérsia, principalmente porque a maioria dos cientistas possui uma visão estritamente materialista sobre os fenômenos.
O fato é que não podemos deixar de acreditar no efeito corona, que é a auréola de descarga de gases que já é cientificamente comprovada.
Mas, para quem acredita que o aspecto espiritual, emocional e psicológico de um indivíduo está diretamente ligado ao seu estado físico, então não há como desatrelar um aspecto do outro.
Para os que desejam estudar cada característica das estruturas que aparecem na bioeletrografia, para isso já existe toda a obra deixada pelo professor Milhomens.
O que vou registrar aqui é uma comparação (muito muito resumida mesmo) dos pontos de Acupuntura encontrados nos dedos com os aspectos emocionais de cada canal de energia.
POLEGAR – QI DO FEI (energia do canal do pulmão)
Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que quando dizemos “Qi” (energia) do Pulmão (e de qualquer outro canal de energia), não estamos nos referindo ao Pulmão órgão físico, mas sim a energia de todo o canal do Pulmão, que é invisível (extrafísico) e se alonga para os braços, fazendo todo um trajeto até chegar à ponta do dedão (ponto P 11, ou seja, o décimo primeiro ponto do Pulmão).
Então é importante que você perceba que a energia do pulmão não se encontra apenas no órgão, nem só no tórax. Ela se expande de tal forma que passa por todo o seu braço, cotovelo, antebraço, pulso, até chegar na ponta do dedão, em um ponto específico coladinho na unha.
Na Medicina Tradicional Chinesa, o canal do pulmão é conhecido como o abrigo do perispírito. Para mim, fez todo o sentido porque basta imaginar o espírito se acoplando ao corpo físico através do pulmão quando dá a sua primeira respiração ao nascer.
(Enquanto a alma sutil fica ligada à energia do Gan ou Fígado.)
No espiritismo, estudamos a existência de algumas camadas sutis que envolvem o corpo físico do homem. Uma delas é o duplo etérico, que é a camada quase física que age como intermediária entre a matéria mais bruta e o espírito em seu estado mais sutil.
Então fica assim: CORPO FÍSICO – PERISPÍRITO – ALMA SUTIL.
Ou seja, vimos que o Qi do Fei (energia do pulmão) está intimamente ligada ao perispírito, assim como o Qi do Gan (energia do fígado) está intimamente ligada à alma sutil.
Na bioeletrografia, não nos é possível verificar a energia do canal do fígado, pois ela não se manifesta na ponta dos dedos (mas sim nos pés – sim! O trajeto energético do fígado vai até lá embaixo, no seu pé!).
Mesmo assim, é bom saber que toda a informação do plano de encarnação do indivíduo fica intimamente ligada a este canal. É por isso que quando ele está em desarmonia a pessoa se sente frustrada, irritada, magoada. Principalmente quando não está cumprindo o seu plano para esta encarnação. Ou seja, quando não está seguindo o seu destino. Quando não faz o que veio fazer.
Como essa frustração se reflete nos pulmões? Tristeza.
Quando a energia correspondente ao canal do pulmão está em desarmonia, a pessoa fica triste. Ela chora. Veja como os pulmões arfam quando você chora. O tórax se comprime. Já não se tem mais vontade de viver. A vida perdeu o sentido quando se deixou de seguir o caminho do destino.
Podemos verificar se a pessoa está triste ou feliz pelo grau de energia do canal do pulmão.
Eu tive a oportunidade de tirar a minha própria bioeletrografia uma época que eu andava triste por causa de um problema pessoal, e realmente existia uma perda de energia muito grande bem no meu dedão. Na verdade, eu não encontrei só uma deficiência de energia, mas também algumas estruturas que mostravam que o meu físico também já poderia estar sendo afetado por causa da tristeza.
Foi então que eu comecei a praticar alguns exercícios de Qi Kong para melhorar o meu canal do Pulmão (alegria/tristeza) e também procurei um tratamento com florais de Bah, o que foi uma grande revolução na minha vida!
Existe uma forma muito boa de memorizar essa questão da alma sutil, do perispírito e do corpo físico: a imagem da MELANCIA. Eu aprendi isso em um livro que se materializou na casa de um amigo meu (e ele soube que o livro era destinado a mim), depois que eu o estudei, ele se desmaterializou de novo e eu nunca mais o encontrei. Acredite se quiser... Bem, neste livro mágico era chamado Flecha Dourada. Por motivos óbvios (rs), não posso consultar agora o nome do autor nem a editora. O fato é que aprendi que a parte vermelha da melancia seria a alma sutil, com suaves gotinhas líquidas, delicadas demais para ficarem presas diretamente à casca grossa. Entre a parte vermelha e a casca, existe aquela parte que geralmente a gente não come, nem tem muito gosto de nada, e que parece só servir de intermediária entre a casca e a polpa vermelha. Esta parte intermediária é o perispírito (pulmão). A casca seria o nosso corpo material, o mais concreto e grosseiro.
Onde será que está o meu livrinho que sumiu? Quer dizer, o livro não era meu, só me foi emprestado. (Trabalhando o desapego.)
DEDINHO MINDINHO (Qi do Xin)
Vamos do dedão para o dedinho mindinho.
No dedo mindinho, podemos verificar a energia do ponto chamado C9 do Coração, e também do ponto ID2 do Intestino Delgado.
No ponto do coração, podemos verificar se a energia está abundante, se existem energias “intrusas”, umas manchas esquisitas que podem aparecer na bioeletrografia.
Em pessoas que têm colesterol alto ou obesidade, tenho verificado a aparição de uma mancha vermelha muito estranha. Estou afirmando que esta “coincidência” tem acontecido.
A energia do canal do coração também é muito mais extensa do que apenas o coração físico. Ainda mais que, se formos parar para pensar, vamos ver que o coração se estende por todo o corpo, se considerarmos as veias, artérias e vasos sanguíneos como uma extensão do coração...
Porém, para os que possuem uma visão transcendental da existência do homem, podemos imaginar que a energia do coração comporta uma profundidade muito maior do que apenas o órgão físico.
Eu já vi muitas fotos bonitas do Qi do Xin (energia do coração). E podemos verificar como anda o grau de vitalidade (luz branca) de uma pessoa, e também o grau de mediunidade.
O grau de mediunidade é observado quando encontramos uma grande quantidade de luz dourada na parte de dentro da foto.
Semana passada mesmo eu tive a oportunidade de fazer uma bioletrografia muito interessante de uma senhora de seus sessenta anos, porém belíssima e de aparência incrivelmente jovial. Ao analisar as fotos dela, realmente dava para ver que era abundante a quantidade de luz branca, mas o que mais me surpreendeu foi a quantidade de dourado que ela tinha: quase metade de todos os dedos!!!!!!!!! (Muito acima da média.)
A luz dourada mostra o grau de consciência espiritual. O quanto você está ligado à espiritualidade.
Aparece também uma faixa vermelha muito bonita embaixo da dourada, o que já demonstra o grau de força psíquica da pessoa.
Pelo jeito que estou escrevendo aqui, fica parecendo que a luz dourada e vermelha só aparece no dedo mindinho do coração. Mas isso não é verdade. Esta luz dourada pode aparecer em todos os dedos da pessoa.
Porém, uma pessoa espiritualizada pode tirar a bioeletrografia dela em um dia que ela estiver mais “terra” ou “mais aterrada” e assim a luz dourada não aparecer.
Eu andei fazendo umas experiências com a minha amiga Priscila e nós tiramos bioeletrografias antes e depois de cantar mantras, e vimos diferenças consideráveis nas fotos, sendo que o grau de luminosidade aumentou e alguns espaços em que a faixa luminosa estava enfraquecida, a energia foi restaurada após os mantras!
Tanto que o que mais eu aprendi em minhas pesquisas sobre a bioeletrografia foi sobre o poder da oração e da meditação... Sobre como respirar bem, manter a coluna ereta, manter uma atitude positiva (orar e meditar) podem RECONSTITUIR o Qi...
Bem, voltando à energia do XIN (coração). O coração em desarmonia pode entrar em estado de euforia. A euforia seria uma alegria excessiva. Ou seja, o padrão do palhaço triste. Uma pessoa que ri demais, fala alto demais, para tentar apagar a angústia que se abafa no coração.
O melhor é que se tenha emoções moderadas, e se cultive sempre um estado de equanimidade tranquila sem grandes perturbações.
Quando o coração está eufórico, podemos perceber um aumento da cor vermelha não só no dedo mindinho, mas também nos outros dedos.
Na bioeletrografia, o ROSA é o YANG (movimento) e o AZUL é o YIN (repouso).
Portanto, quando temos uma bioeletrografia, ela deve ter uma boa proporção tanto da cor rosa quanto da cor azul, o que demonstraria um bom equilíbrio entre o yin e o yang.
Em pessoas com excesso da cor rosa, verificamos um excesso de yang. Podem ser pessoas hiperativas. Quando o rosa começa a descambar para um avermelhado, temos então a presença de um yang ainda mais agitado, o que pode acarretar uma certa irritabilidade e gerar outros desconfortos pelo padrão de excesso.
A pessoa com excesso de azul também não é bom. (Nada em excesso é bom, nem água!) O excesso de azul é o excesso de repouso. Por isso, demonstra um certo estado do que chamamos de depressão.
O mais adequado seriam duas partes rosas (uma em cima e outra embaixo) e duas partes azuis (nas laterais) em proporções exatas.
No dia que eu ganhei a minha máquina de bioeletrografia, por exemplo, eu estava tão agitada (excesso de alegria) que a minha aura era uma enorme luz branca muito expandida mesmo com uma enorme faixa rosa em volta. Não tinha um pingo de azul sequer! Alguns poderiam dizer que a minha aura estava linda e amorosa, mas a verdade era que ali existia um excesso de movimento que seria prejudicial se perdurasse por mais tempo.
O problema é quando a pessoa vive neste estado de euforia e não consegue baixa-lo, deixando o azul da serenidade ocupar o seu lugar de direito. É isso que causa a desarmonia.
Uma semana depois, eu tirei de novo a minha bioeletrografia, e a minha aura já havia retornado ao estado normal. Ou seja, rosa e azul nas proporções adequadas.
DEDO INDICADOR – INTESTINO GROSSO
Eu deixei para falar do intestino delgado junto com o intestino grosso. Porque os dois fazem parte deste misterioso órgão que é hoje em dia chamado pela ciência de nosso “segundo cérebro”. Isso porque os intestinos produzem neurônios! (pode pesquisar para ver que estou falando a verdade) e possuem uma espécie de memória emocional. Os neurônios estão diretamente ligados à qualidade dos nossos pensamentos...
Não sei se você já sabia, mas o Qi do intestino grosso é energeticamente acoplado ao Qi do Pulmão. E o Qi do intestino delgado é acoplado ao Qi do coração.
Então fica assim:
Intestino grosso – pulmão
Intestino delgado – coração
Antigamente, quando a ciência cartesiana ocidental ainda não era desenvolvida até o ponto que alcançou nos dias de hoje, pareciam ilógicas tais associações feitas na Medicina Tradicional Chinesa. Muito embora, após as pesquisas que vêm sendo publicadas atualmente, podemos verificar que os chineses não estavam tão distantes assim da verdade.
Estas ligações são invisíveis, energéticas, mas são reais. Hoje em dia se sabe que o intestino é muito parecido com o cérebro. E é comprovado que tem ligação direta com o tipo de pensamento que uma pessoa tem. Então, quando os antigos diziam “Você é o que você come”, já existia um fundo de verdade não só filosófico mas energético nisso. De onde vinha este conhecimento destes homens? Da observação da natureza.
No dedo indicador, nós vemos o nível de intoxicação do Qi do Intestino Grosso (acoplado ao pulmão). Se a pessoa está intoxicada no IG, ela terá maus pensamentos, pensamentos que a deixarão triste (pulmão). Geralmente, quando um está afetado, o outro também está. Este padrão é bem comum na sociedade atual, onde as pessoas se alimentam muito mal, com produtos que não são naturais, e também levam uma vida que está em desarmonia com as Leis do Universo...
Emocionalmente, os intestinos estão ligados com a energia do desapego. É aquilo que o seu corpo emocional e físico tem que digerir porque não lhe serve mais. Porém, muitas vezes prendemos, retemos - o que pode gerar também uma intoxicação.
Este grau de toxidade também pode nos dizer muito sobre o grau de apego (intoxicação) e desapego (deixar a limpeza fluir, deixar sair da sua vida o que não lhe nutre mais).
PAI-DE-TODOS – CIRCULAÇÃO SEXUALIDADE
No topo do pai-de-todos nós temos um ponto muito forte que é o Circulação-Sexualidade. Algumas escolas chamam este canal de energia de Circulação-Sexualidade. Outras, chamam de “Mestre do Coração”. Eu sempre prefiro os nomes mais profundos, mais filosóficos, que trazem mais a idéia transcendental de cada ponto de energia.
Parte da energia do Mestre do Coração manifesta-se como o nosso pericárdio (membrana que envolve o coração). Ou seja, o Qi do Mestre do Coração é uma força invisível que atua no pericárdio, mas vai além dele. Como já disse, os pontos de acupuntura são enormes, muitas vezes atravessando o corpo inteiro, como o caso do canal do Estômago e da Bexiga.
Neste ponto costuma aparecer uma espécie de capacete vermelho no topo do dedo, quando a pessoa constrói uma proteção emocional energética contra a proximidade de outras pessoas. Outras vezes, ela pode estar exacerbada por excessos na vida sexual. Quando temos um vermelho ali, é algum tipo de excesso, seja ele de qual ordem for.
Também não acho legal o bioeletrografista ficar de achismos e adivinhações. Tem muita coisa que não tem como a gente saber. Apenas vemos que existe um excesso e ponto final. Porém seria mentira dizer que a intuição não vem. Já houve vários casos de bioeletrografias que eu começava a analisar e, no meio do caminho, já estava tendo vários insights que nada tinham a ver com a análise da fotografia em si. Apenas eu havia me conectado de tal forma com a energia daquela pessoa que começava a captar certos detalhes de sua vida presente e/ou passada. Mas isso também não é regra. Algumas vezes acontece. Outras, não.
No caso de ocorrer um insight, eu deixo claro para a pessoa que fez a foto comigo que a visão foi extrasensorial e não pela análise direta das fotos.
Tendo em vista o nome deste trajeto de energia, não é difícil imaginar os aspectos emocionais envolvidos na Circulação Sexualidade ou Mestre do Coração. Uma pessoa com este canal bloqueado não está deixando circular em sua vida a energia da troca na área dos relacionamentos. Mas não só os relacionamentos sexuais, todos os tipos de relacionamento podem estar de certa forma comprometidos. Comum em pessoas que acabaram de se separar, ou passaram por separações traumáticas. Pessoas tímidas etc. O ideal é ter uma boa cor rosa no topo deste dedo e bastante luminosidade (luz branca) no halo que compõe este dedo.
Ah! É muito bom lembrar que estes padrões emocionais podem ser trabalhados em seus aspectos raiz com um bom tratamento de florais, sejam eles de Bach, Saint Germain, filhas de Gaya, Minas etc. Eu sou suspeita para falar dos florais nesta fase da minha vida, em que ando apaixonada por eles, visto a revolução que fizeram em meu mundo mental...
É claro que a própria Acupuntura, massagens terapêuticas e outros métodos como Qi Kong e Yoga também fazem uma grande revolução em todo o seu sistema emocional, porque proporcionam uma mudança de atitude em relação a vida...
E, é claro, não dá para falar em saúde emocional sem falar em uma alimentação o mais natural possível. Esse é um assunto muitas vezes delicado de se abordar, principalmente na sociedade atual, que apresenta este modelo de vida que vivenciamos atualmente. Muitas vezes, parece impossível repaginar a nossa vida alimentar, nossos hábitos. Porém, acredito que pequenas mudanças que vão sendo colocadas em nossas vidas já são suficientes para oxigenar melhor os nossos intestinos e consequentemente os nossos cérebros!!!
Nossa... Mas é tão complexo falar de cada um dos canais de energia do nosso sistema de forças invisíveis que até me envergonho do parco resumo que estou fazendo. Mas se o faço é imaginando que quem quiser se aprofundar em Medicina Tradicional Chinesa terá uma centena de outras fontes e este não é o meu objetivo, até porque sou apenas uma estudante inicial desta Medicina e ainda estou por aprender todas as coisas.
Por hora, para efeito de bioeletrografia, a informação sobre este canal é suficiente.
DEDO ANULAR – SISTEMA NERVOSO – HIPÓFESE – PINEAL – TRIPLO AQUECEDOR (SAN JIAO)
Eu nunca mais esqueci o nome chinês do Triplo Aquecedor, que é San Jiao. Isso aconteceu depois que a minha vó desencarnou. Se tiver curiosidade, leia o texto “San Jiao” no meu blog. Foi postado no mês de agosto.
A força do San Jiao pode ser analisada neste dedo anular. Mas o que é o San Jiao? O San Jiao é o que chamamos de Triplo Aquecedor, é a Chama que mantém o Fogo da Vida nos aquecendo constantemente, mantendo os processos metabólicos acontecendo o tempo todo. Quando o espírito deixa o corpo, o San Jiao para de funcionar. Ou seja, o corpo fica gélido e a Chama da Vida já não está mais ali.
Além da força do San Jiao, nós também podemos ver no dedo anular a qualidade do sistema nervoso. Em pessoas que passam por um grave período de estresse, às vezes aparece até um buraco nesta parte do halo luminoso, o que significa uma total ausência de luz branca (luminosidade). Neste caso, muita acupuntura, meditação, alto astral, florais, ir a lugares que gosta, desestressar, nadar na praia, sei lá, andar de bicicleta, fazer o que gosta!
Também podemos ver como anda a hipófise e pineal que, de tão conhecidas, me recuso a escrever sobre elas. Só preciso dizer que a hipófise regula todo o sistema endócrino do organismo (glândulas) e a pineal é uma espécie de tradutora do cérebro. Ou seja, a pineal traduz as ondas sutis que vêm do universo e traduzem em códigos compreensíveis para a nossa “realidade”.
Realidade entre aspas mesmo...
Uma curiosidade que não me canso de repetir é que na glândula pineal nós temos uma certa quantidade de cristais de apatita, uma substância que, desde a antiguidade mais remota era considerada pelos místicos como uma pedra poderosíssima, com misteriosos poderes regeneraticos e curativos. Hoje em dia, estudos já dizem que quanto maior o grau de mediunidade de uma pessoa, maior a quantidade de cristais de apatita que esta pessoa tem em sua glândula pineal.
A moça que eu fotografei semana passada, a que tem os dedos todos muito dourados, ela com certeza tem uma quantidade maior destes cristais na pineal dela. (Só para lembrar, a pineal é uma bolinha minúscula do tamanho de uma ervilha que fica bem no meio da nossa caixola.)
Mas isso é só uma curiosidade.
Bem, falamos um pouquinho de cada dedo, suas implicações emocionais, transcendentais e mesmo orgânicas. Com o tempo, mais informação será adicionada a este livreto, com fotos e tal. Vou começar um curso de Photoshop e Illustrator, o que me é uma grande esperança gráfica no sentido de conseguir transmitir com mais qualidade o que quero deixar registrado em meus livretos.
MÃO DIREITA E MÃO ESQUERDA
Ah, sim! Um ponto importante que não posso deixar de citar é em relação ao lado direito e o lado esquerdo.
Nas mulheres, a energia é predominante do lado direito. Por isso, diz-se que o lado direito tem mais a ver com o Yin, pois as mulheres são, por natureza, mais Yin em relação ao masculino (comparando-se aos homens). Nas mulheres, o Qi (luminosidade) deve estar mais forte na mão direita. Se esta força está invertida, já existe algo a ser observado. Porém, é comum encontrar este padrão em mulheres em cargo de gerência e mulheres muito mais ativas que passivas em suas atitudes de vida.
Nos homens, a energia deverá ser predominante na mão esquerda, que é o lado ativo. Se a força estiver invertida, também já é algo a ser observado.
O QUE CONSTA EM UMA ANÁLISE DE BIOELETROGRAFIA
Na bioeletrografia, o analista verifica o aspecto geral do campo de energia no geral, o modo como o Yin e o Yang se distribuem (azul e rosa), o grau de tensão emocional, perdas de energia, presença de parasitas energéticos (umas manchas esquisitésimas que aparecem nas fotos), grau de paranormalidade ou força psíquica, intoxicação dos intestinos e pulmões, energias sexuais e de relacionamentos.
PINCELADAS
O Pulmão é acoplado ao Intestino Grosso. O Coração é acoplado ao Intestino Delgado. O que acontece em um, se reflete no outro. Muitas pessoas sentem falta de ar porque estão com intoxicação no intestino. Além do mais, o Pulmão participa diretamente da produção da energia que alimenta o corpo, que é formada pelas substâncias materiais ingeridas pela boca, mas também pelo ar que respiramos. O ar que respiramos se une à energia do que nós comemos e bebemos, e, juntos, formam o GUQI, a energia do alimento. O ar vem com todas as substâncias etéreas que alimentam não só o corpo visível, mas também os canais invisíveis.
PESQUISAS PESSOAIS
O que eu acho mais interessante na bioeletrografia é fazer pesquisas do tipo “antes e depois”. Exemplo, tirar fotos minhas e de minha amiga Priscila antes e depois de mantras. Tirar fotos de pessoas em dias normais e em dias que elas estão emocionalmente alteradas, brigaram com chefe, foram despedidas, ou estão alegres demais (euforia).
O que eu posso perceber é que o campo de energia muda constantemente. Então, uma bioeletrografia seria uma curiosidade para você conhecer como está o seu campo de energia hoje. Se ele estiver desestruturado e com falhas, tenha certeza que um dia de meditação e relaxamento já irão mudar muita coisa. Acredite! Pois tenho provas disso em mãos.
Veja as fotos disponibilizadas no blog.
Disponibilizo no blog também algumas fotos que escaneei do meu caderno de estudos pessoais sobre bioeletrografia (dia 1 de outubro de 2010).
POR FIM
Por fim, acho que a bioeletrografia deve ser realizada com muito carinho e cuidado, sempre um objetivo terapêutico, um objetivo de ajudar, de esclarecer, de apontar possíveis melhoras na qualidade de vida. É por isso que estou preparando este livreto, em primeiro lugar para as pessoas que fizeram e farão suas bioeletrografias comigo. Porque muitas vezes eu não lembro de explicar todos esses detalhes, e muitas informações podem passar sem serem devidamente explicadas. Por isso, além das explicações que faço oralmente, fez-se necessário montar este livretinho básico.
Atma.