TIAO CHENG / ESPINHEIRA SANTA

Diário, outro dia atendi um senhor pela primeira vez e, enquanto eu conversava com ele, o meu professor de Acupuntura falava comigo através do plano astral. Ele dizia algo que me soava como [txiao txáng]. Eu não sabia do que se tratava. Estou agora pesquisando na Internet e vendo se encontro alguns links com nomes chineses.

Estou escrevendo “tiao chang”, pois acho que é assim que se escreve. Mas parece que o correto é “tiao cheng” (com “e”), porque é a única opção que o Google me dá.

Encontrei uma erva chinesa que se chama Tiao Wei Qi Tang que, de acordo com o site, retira o excesso de calor no estômago e é bom para distensão abdominal (Tiao Wei Cheng Qi Tang- Traditional Chinese Herbal Medicine ). (Realmente, o senhor M. sofre de obesidade.) Mas o chinês havia me intuído principalmente a deficiência do Yang do Baço...

Como será que eu posso encontrar essa erva aqui no Brasil? De repente na chinesa lá do Largo da Carioca... Por ser difícil encontrar esse tal de Tiao Cheng, fiz uso da Espinheira Santa, erva que compro no moço aqui do lado de casa, que também serve para retirar calor do estômago. Eu já tinha um monte aqui em casa, separei uma série de folhas em um saquinho e dei para o senhor M. que, em troca, me presenteou com um punhado de um maravilhoso chá turquês que ele trouxe de uma de suas viagens.

Esse meu professor chinês é muito dedicado a me ajudar. Muito grata, professor!

Beijos! Beijos para você também, Diário!


Com amor,

Atma.